Instituto BRB e Senai-DF se unem para qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social

O Instituto BRB, por meio de convênio firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), pretende qualificar 220 pessoas em situação de vulnerabilidade social até o fim do ano. É o projeto Trilhando o Futuro, cuja proposta é desenvolver habilidades profissionais que facilitem a geração de renda, a inclusão no mercado de trabalho ou o incentivo ao empreendedorismo.

Os cursos, nas áreas de Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Energias Renováveis e TI, serão ministrados nas modalidades de iniciação profissional (até 80 horas), aperfeiçoamento profissional (de 40 a 160 horas) e qualificação profissional (no mínimo 160 horas). A meta do Instituto BRB, responsável pelo preenchimento das vagas, é encaminhar 30% dos currículos dos concluintes — aqueles que tiverem melhor desempenho — a empresas parceiras da entidade. 21 6 2024 Projeto Trilhando o Futuro Fotos Marcos Gomes 1

A diretora de Educação do Instituto BRB, Ivane Simonette do Amaral (foto ao lado), conta que o projeto começou ainda em 2020, com foco em jovens de 18 a 24 anos, mas agora foi reformulado para atender a um público maior. “Não tem mais limite de idade para aqueles que queiram receber uma capacitação de qualidade do Senai e, a partir dela, buscar o mercado de trabalho ou empreender, para conseguir a independência financeira”, esclarece Ivane. 

Quinze formados

A primeira turma do Trilhando o Futuro em parceria com o Senai-DF iniciou as atividades na segunda-feira, 17 de junho, e concluiu na sexta-feira, dia 21. Foram 20 horas de aulas na Casa São José — uma das parceiras do projeto —, no Varjão. Quinze alunos formaram-se em Produção de Hambúrguer Gourmet.

“A turma foi bem mista, a gente teve pessoas com vários objetivos. Busquei trazer preparos mais acessíveis no dia a dia e outros que fossem gourmet”, conta a instrutora da área de Alimentos e Bebidas do Senai-DF Vanessa Damásio.

21 6 2024 Projeto Trilhando o Futuro Fotos Marcos Gomes 2Um dos formados na primeira turma foi o comerciante Diego Capeli (foto ao lado), de 36 anos, que tem um quiosque de lanches e, com o conhecimento adquirido, pretende aprimorar o cardápio do seu empreendimento. “O curso é fundamental para quem quer empreender. Aprendi questões de manuseio do alimento, segurança, de não poder cruzar tipos de alimento específicos, por exemplo, peixe com porco. Aprendi tudo isso de forma prática e didática, com a instrutora e também com as experiências de outros alunos”, compartilha.

 

 
Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Marcos Gomes/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Veja a galeria de fotos:

Projeto Trilhando o Futuro

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST