Comitiva chinesa visita as instalações do Senai Taguatinga
- Detalhes
- Criado: Quinta, 11 Julho 2024 11:44
Uma comitiva chinesa conheceu na manhã de quarta-feira, 10 de julho, as instalações da escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O grupo, que cumpre uma agenda de visitas a instituições educacionais brasileiras, é formado por 11 pessoas, integrantes do Ministério da Educação da China, da Universidade Politécnica de Shenzhen, da Sociedade Chinesa de Engenheiros Automotivos, do Colégio Politécnico de Shandong e da indústria automotiva BYD. Representantes da Embaixada da China no Brasil e do Ministério da Educação [nacional] acompanharam a visita.
A comitiva foi recepcionada por representantes do Departamento Regional do Distrito Federal e do Departamento Nacional do Senai, que apresentaram informações sobre a instituição e sobre o trabalho de formação profissional realizado. Foi a segunda visita do grupo a uma unidade do Senai, com o objetivo de tratar de iniciativas de cooperação técnica. Na segunda-feira, 8 de julho, a comitiva esteve na cidade de São Paulo, onde conheceu a Escola Senai Conde José Vicente de Azevedo.
“Por meio de contatos deste tipo, intercâmbio e visitas, nós podemos conseguir parcerias estratégicas para a indústria brasileira, sempre trazendo transferência de metodologia, importando novos conhecimentos e exportando nossos conhecimentos. Isso tudo traz mais competitividade para a nossa indústria”, destaca o especialista de Política Industrial da Superintendência de Relações Internacionais do Departamento Nacional do Senai Edgar Vieira Inácio.
Com 82 anos de experiência, o Senai está nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e é o maior complexo privado de educação profissional e serviços tecnológicos da América Latina. Desde a criação, em 1942, formou mais de 80 milhões de trabalhadores, da iniciação profissional à graduação tecnológica e à pós-graduação.
No DF, são quatro escolas: no Gama, no Setor de Indústrias Gráficas, em Sobradinho e em Taguatinga, onde ocorreu a visita. A comitiva passou pelos espaços dedicados ao ensino nas áreas de Automotiva, Construção Civil, Elétrica, Refrigeração, Tecnologia da Informação e Vestuário. Também conheceu locais dedicados ao treinamento de alunos para a disputa de robótica da First Robotics Competition (FRC) e para as seletivas da WorldSkills — maior competição mundial de profissões técnicas.
O Senai-DF apresentou aos chineses exemplos de parcerias de formação profissional que executa com o governo do Distrito Federal, a Agência da ONU [Nações Unidas] para as Migrações (OIM), a Neoenergia, o Instituto BRB e o Exército Brasileiro.
“O Senai fez parte dos momentos importantes para o desenvolvimento do País. Estamos muito orgulhosos de recebê-los aqui e esperamos desenvolver uma boa parceria entre nossos países e nossas instituições”, afirmou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, à comitiva.
Ao fim da visita, que levou pouco mais de uma hora, a vice-diretora geral do Centro de Desenvolvimento de Educação Profissional do Ministério da Educação da China, Huang Hui, agradeceu a receptividade. “Vimos que vocês têm um papel muito significativo no desenvolvimento local em diferentes áreas”, disse. “Na China, 70% dos estudantes do ensino técnico são de famílias menos privilegiadas, então temos um papel muito importante no mercado de trabalho. São várias estratégias para desenvolver o ensino técnico. Tivemos uma ideia geral de como o Senai está fazendo tudo isso e esperamos que no futuro próximo possamos ter cooperação em áreas que desempenham papel importante para o desenvolvimento dos dois países”, completou.