Escola de Eletricistas, da Neoenergia, já formou mil mulheres em seis unidades da Federação

Em cerimônia na quarta-feira, 4 de setembro, no Ministério de Minas e Energia, a Neoenergia celebrou a marca de mil mulheres formadas desde 2013 no programa Escola de Eletricistas, cujo objetivo é capacitar pessoas para trabalhar com instalações elétricas em redes de distribuição. O programa é realizado em seis unidades da Federação.

No Distrito Federal, o Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) executa o programa desde 2021 e já formou, em 18 turmas do curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, 387 pessoas — 209 homens e 178 mulheres. Na solenidade realizada no ministério, 23 mulheres e 21 homens, de turmas do Senai Gama e do Senai Taguatinga, receberam o certificado.

Os alunos participantes do programa são selecionados pela Neonergia e cabe à instituição de ensino a capacitação. Além do DF, a Escola de Eletricistas existe na Bahia, em Mato Grosso do Sul, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e em São Paulo. A proposta é estimular o emprego e a renda, por isso, além de oferecer a formação, a Neoenergia faz uma seleção entre os alunos para que eles tenham a chance integrar o quadro de colaboradores da companhia.

Acompanharam a entrega dos certificados o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva; a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, representando a ministra Cida Gonçalves; o presidente da Neoenergia, Eduardo Capelastegui; a vice-presidente da companhia, Solange Ribeiro; e a diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agnes Costa. 4 9 2024 Formatura Neoenergia Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 4

O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que também preside o Conselho Regional do Senai-DF, e o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, também compareceram ao evento. Para Jamal, o programa tem o mérito de quebrar uma barreira, abrindo para trabalhadoras uma área antes tradicionalmente masculina: “O mercado precisa de profissionais e nada melhor que mulheres competentes para ocupar esse espaço. O resultado do compromisso da Neoenergia e do Senai, que leva toda a sua expertise para esse projeto, está aí, com mulheres preparadas para assumir seu lugar”. 

Na ocasião, também foi assinado pelos Ministérios de Minas e Energia e das Mulheres o Pacto Nacional por Mais Mulheres na Energia e na Mineração, iniciativa que visa reduzir a pobreza e a desigualdade de gênero no setor elétrico brasileiro.

Escola de Eletricistas no DF
No curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, de 540 horas, os instrutores do Senai-DF ensinam eletricidade básica, normas regulamentadoras, segurança no sistema elétrico de potência, instruções de segurança no trabalho e de meio ambiente, tarefas e requisitos básicos para intervenção em redes de distribuição, poda de vegetação, medição direta de energia elétrica e operação de chaves e equipamentos, além de direção defensiva.

Nas escolas do Senai-DF no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga, os estudantes do programa têm estrutura especial para aulas práticas, com campos de postes que simulam a rede de distribuição de energia da cidade. Interessados em participar da Escola de Eletricistas devem ficar atentos às vagas no site do programa.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja a galeria de fotos:

Neoenergia alcança marca de mil mulheres formadas em sua Escola de Eletricistas

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST