Participantes do Renova-DF são os primeiros alunos do Centro de Formação Profissional Sinduscon/Senai

Com o objetivo de aperfeiçoar a qualificação dos trabalhadores e de formar mais profissionais para o setor da construção, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) inauguraram na manhã de quarta-feira, 16 de outubro, um centro de formação. O espaço funciona no Trecho 17 do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Em maio, o sindicato, a instituição de ensino e a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) assinaram um acordo de cooperação técnica para estabelecer mecanismos de parceria e de cooperação entre as três instituições para a qualificação profissional. A ideia é atender a demandas específicas das empresas da área, a que mais contrata no setor industrial local.

Os primeiros alunos do Centro de Formação Profissional Sinduscon/Senai são os participantes da vivência profissional do Renova-DF, que se inicia com 300 concluintes do segundo ciclo deste ano do programa do governo local. A vivência, incorporada ao programa por meio do Decreto nº 45.861/2024, terá duração de 90 dias, período no qual os participantes se aprofundarão nos estudos e poderão aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de Auxiliar de Manutenção do Senai-DF de maneira prática e vivenciar o ambiente profissional em empresas do setor de construção.

Nesta segunda fase, cada aluno seguirá recebendo do governo a bolsa de um salário mínimo do Renova-DF, além de passe livre estudantil, e fará uma nova qualificação. O Senai-DF ministrará oito cursos, por meio do Programa Senai de Gratuidade Regimental (PSGR): Armador de Ferro, Assentador de Revestimento Cerâmico, Auxiliar de Manutenção, Construtor de Alvenaria, Eletricista Predial, Instalador Hidráulico, Montador de Drywall e Pintor de Obras Imobiliárias.

As formações foram selecionadas a partir de necessidades de profissionais apontadas por indústrias da construção. Até 28 de outubro, os participantes do Renova-DF assistirão a aulas no centro de formação. Depois, terão uma rotina de aprendizagem que intercalará um dia no centro de formação e um dia na empresa.

A Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) e a Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) auxiliaram na seleção das 26 empresas que ofertarão oportunidades aos alunos.

Evento de inauguração
Estiveram na inauguração do Centro de Formação Profissional Sinduscon/Senai empresários da indústria da construção, representantes do governo e participantes do Renova-DF.

“No Renova, eles começam com as noções básicas de construção civil e aqui se aprofundarão, é a especialização. O estágio é uma oportunidade de as pessoas viverem de fato o que aprenderam no dia a dia durante o curso do Renova, com a vivência profissional dentro do ambiente da empresa e, quem sabe, de ser contratadas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, responsável pela gestão do Renova-DF, uma iniciativa do governo local executada pelo Senai-DF.

‌O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, exaltou a parceria e disse que ela é fundamental para preencher as vagas no setor. “Com o envolvimento das empresas de construção civil, elas vão dizer exatamente de que tipo de profissionais precisam. E essa formação pós-Renova vai trazer exatamente essa formação específica para que essas pessoas possam ser contratadas”, defendeu.

O Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), indica a necessidade de qualificar cerca de 14 milhões de profissionais no Brasil até 2027 para atender às necessidades da indústria nacional, como destacou o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar. “A construção civil sempre tem uma grande dinâmica e trouxe a oportunidade de profissionalizarmos com maior ênfase. O mercado está bom, está contratador, tem contratado bastante. Óbvio que a gente fica sujeito a algumas variações, mas acreditem, vocês estão no caminho certo”, afirmou Jamal, dirigindo-se aos alunos.

Também compareceram à inauguração do Centro de Formação Profissional Sinduscon/Senai o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), o presidente da Ademi-DF, Roberto Botelho, o presidente da Asbraco, Afonso Assad, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Leonardo Ávila, e o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja a galeria de fotos:

inauguração do Centro de Formação Profissional Sinduscon Senai

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST