Em atendimento à demanda do setor, Senai-DF forma montadores de móveis
- Detalhes
- Criado: Terça, 29 Outubro 2024 15:23

Por meio de uma parceria com o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam-DF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) formou 11 profissionais no curso de Montador de Móveis. A cerimônia de formatura foi na segunda-feira, 28 de outubro, no Senai Taguatinga.
A turma foi criada após solicitação de indústrias do setor ao Sindimam-DF, que procurou o Senai-DF para qualificar profissionais. Com 200 horas-aulas, o curso teve início em 12 de agosto e foi finalizado em 21 de outubro. As aulas ocorreram na escola de Taguatinga.
Um dos concluintes é Tatiane dos Santos Soares, de 43 anos. Desempregada, ela agora espera por uma chance no mercado. “Esse curso nos proporciona uma nova oportunidade profissional. Creio também que a grande maioria tenha descoberto que a marcenaria não é apenas madeira: é um sentimento, amor, dedicação, cuidado. Somos profissionais que provocam esse tipo de sentimento no nosso cliente”, disse a formanda.
O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, compareceu à formatura e pediu aos concluintes que não deixem de lado o processo de capacitação. “Hoje o nível de sofisticação em relação à madeira é muito grande, mas a base é sempre a mesma, a referência é sempre a mesma. Então o importante é que vocês e não parem por aqui. Há sempre novas tecnologias”, enfatizou Secco.
Segundo a presidente do Sindimam-DF, Rosana Souza Aguiar, os novos profissionais terão o currículo enviado a empresas da área. “Fiquei orgulhosa de ver mulheres fazendo o curso. Vocês estão ganhando a partir de hoje qualidade de vida. Não só entreguem, mas também transformem o lar de vocês, transformem uma vida. A partir de hoje, vocês vão ter emprego”, afirmou Rosana. O vice-presidente do sindicato, José Cleiton Bezerra, também compareceu à cerimônia.
Conteúdo
No curso de Montador de Móveis do Senai-DF, os alunos são ensinados a instalar móveis e artefatos de madeira, caixas, caixotes, paletes, engradados, bem como a programar as etapas de montagem, selecionar máquinas, ferramentas e instrumentos.
Ainda são orientados sobre técnicas de montagem e organização de ferramentas e aprendem a realizar leitura de projetos de móveis, a identificar os itens pedidos no manual, a organizar o ambiente de trabalho, a respeitar as decisões do cliente e a não deixar o cliente em dúvida em relação ao produto e à montagem.