Senai-DF forma mulheres em situação de vulnerabilidade no Paranoá

Dez mulheres em situação de vulnerabilidade receberam na tarde de segunda-feira, 11 de novembro, uma chance para recomeçar. Elas formaram-se no Rejunte é com Elas, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), com execução do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

As alunas tiveram 40 horas de aulas no curso de Iniciação Profissional em Rejuntamento de Revestimentos e Limpeza Pós-Obra no Núcleo Direito Delas, no Paranoá, onde também foi realizada a cerimônia de formatura.

Durante a formação, as mulheres tiveram a oportunidade de aprender sobre os tipos de rejuntes existentes e suas funções, além de receber dicas de como realizar o preparo e a aplicação desses materiais na obra.

Uma das formandas é a assistente de enfermagem Cristina*, de 45 anos. Ela atua em home care e vê no curso uma oportunidade de migrar para uma nova trajetória profissional. “Eu tenho interesse pela área de construção civil, já fiz também o curso de Pedreiro de Alvenaria do Senai. Eu vi nesse curso uma oportunidade de ter um novo mercado de trabalho. Ali também não era só sobre construção, mas sim convivência, aprendizado e convívio”, avalia.

Estiveram na cerimônia de formatura a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a vice-presidente do Sinduscon-DF, Tereza Christina Cavalcanti, e a gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva.

“O Rejunte é com Elas é mais uma ação da Sejus [Secretaria de Justiça] para incentivar o desenvolvimento econômico feminino e promover a equidade de gênero em todas as áreas de atuação”, destacou a titular da secretaria.

A vice-presidente do Sinduscon-DF, por sua vez, reforçou que as formandas terão a oportunidade de buscar um emprego nas empresas do setor da construção civil. “Vocês estão de parabéns. Eu sei o quanto é difícil participar, deixar o seu lar e lutar por uma profissão. Vamos procurar alocação no Sinduscon e empresas do sindicato para vocês que se formaram”, prometeu Tereza.

Para a gerente executiva de Educação do Senai-DF, a formação contribui para quebrar o mito de que mulheres não têm espaço nas obras. “É a oportunidade de conhecer uma ocupação profissional que, comumente, é ocupada pelos homens. Temos visto a participação cada vez mais ativa das mulheres. As mulheres são mais atentas aos detalhes, principalmente no que se refere a acabamento, e esse é um dos requisitos que as empresas têm procurado cada vez mais”, explicou Valéria.

Na quarta (13), no CEU das Artes do Recanto das Emas, o Senai-DF realizou a entrega de certificados para mais 13 alunas do Rejunte é com Elas.

A iniciativa
O Rejunte é com Elas é uma iniciativa dentro do Direito Delas, programa criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania para atender mulheres em situação de violência e seus familiares, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e vítimas de crimes contra a pessoa idosa.

* Nome fictício para preservar a identidade da aluna.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Marcos Gomes/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST