Senai-DF entrega 190 certificados a militares da Força Aérea
- Detalhes
- Criado: Terça, 26 Novembro 2024 10:04
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) entregou na segunda-feira, 25 de novembro, 190 certificados a militares da Força Aérea Brasileira. Eles fizeram os cursos Montador e Reparador de Computadores, Operador de Computador com Ferramentas de Cloud Computing e Pintor de Obras Imobiliárias. Alguns concluíram mais de uma qualificação. A cerimônia de formatura ocorreu na Base Aérea de Brasília.
As formações foram na modalidade de qualificação presencial, cada uma com cerca de 200 horas-aula e duração de três meses. São cursos rápidos, que têm o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional.
“Atuar na qualificação do efetivo e devolver à sociedade jovens que cumpriram o trabalho com o serviço militar melhores do que quando ingressaram na Força Aérea é um dos nossos maiores compromissos. Muitos não seguirão na corporação, por isso a capacitação técnica para a entrada no mercado de trabalho se faz necessária”, disse o comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do ar Jefferson Cesar Darolt, na formatura.
A instituição militar e o Senai-DF assinaram termo de cooperação técnica em agosto para execução de cursos de formação pelo período de 24 meses. Atualmente, está em andamento o curso Instalação de Câmeras de Monitoramento e Segurança Eletrônica, em uma turma com 22 alunos da Força Aérea, no Senai Gama.
“O Senai sempre busca atender às demandas específicas do cliente — no caso da Aeronáutica, oportunidades que condizem com a realidade e as necessidades de trabalho dos quartéis. Assim, promove formações efetivas. Ao mesmo tempo, fomenta o mercado profissional, que terá profissionais preparados para cumprir exigências do setor produtivo”, afirma o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, que compareceu à solenidade. O Senai-DF tem um histórico de parcerias com as Forças Armadas para qualificação de jovens militares.
O soldado Pedro Silva Araújo (foto), de 21 anos, que serve há dois anos, se formou no curso Pintor de Obras Imobiliárias. “É a minha primeira qualificação profissional, até então não tinha feito nenhum curso. Poderei usar o conhecimento nas minhas funções, mas também me permite pensar em outras possibilidades fora do serviço militar. A chance de me qualificar enquanto trabalho é única”, comemora o jovem, que agora pretende cursar Processo de Construção a Seco – Drywall, também no Senai-DF.