Equipes de estudantes representarão Sesi-DF e Senai-DF em torneio mundial de robótica

21 3 2025 Torneio SESI de Robótica FRC Regional de São Paulo Dia 1 Foto Augusto Coelho CNI 1 CAPAAs equipes Robot’s District e Federal Force, formadas por estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), representarão a capital do País no First Championship 2025 — torneio mundial de robótica em Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos. A competição ocorrerá de 16 a 19 de abril.

Será a primeira vez que as duas instituições terão representantes na principal disputa internacional de robótica realizada pela For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), organização estadunidense que promove o interesse de jovens por ciência, tecnologia, engenharia e matemática (as áreas que compõem a abordagem educacional STEM).

Os adolescentes competem na modalidade First Robotics Competition (FRC), em que precisam criar e programar robôs para cumprir missões. Eles conquistaram as vagas devido ao resultado obtido nos torneios da modalidade realizados em março em Brasília e em São Paulo. Em ambas as competições, o desempenho do robô da Robot’s District na arena levou o time às classificatórias e lhe rendeu o Prêmio Excelência em Engenharia (saiba mais abaixo). Já a Federal Force competiu apenas em Brasília — de um total de 59 equipes, terminou na terceira colocação nas partidas qualificatórias, o que a colocou na fase classificatória. Nessa etapa, foi até a terceira rodada das cinco necessárias para chegar à final.

Na visão de Marco Secco, superintendente regional do Sesi-DF e diretor regional do Senai-DF, a educação básica do Sesi, centrada na abordagem STEAM (que, além das áreas STEM, inclui artes), e a formação profissional do Senai aproximam os estudantes das necessidades da indústria. “A disputa entre robôs pode parecer uma brincadeira, um jogo, mas, se pararmos para pensar, há um robô em Marte coletando amostras e captando informações”, compara.

Integram a Robot’s District os estudantes Ana Luiza Nascimento, Andrei Andrade, Cleber de Jesus Silva, Davi de Queiroz, Henrique Neves, Maria Vilas Boas, Matheus Xavier, Nicollas Trindade, Nilo Borges, Pablo Scarlassara, Pedro Paulo Balbino, Rafael Gadelha, Samara Paula Machado e Sophia Nascimento.

A Federal Force é composta pelos alunos Bernardo Alves, Daniel Bernardo de Oliveira Torquato, Davi Lucas Rodrigues, Evelyn Rocha, Marcos Vinícius Rodrigues, Pedro Souza Aguiar, Rafaela Dutra, Samuel dos Santos, Samuel Souza Aguiar, Sara Aguiar, Victor de Oliveira e Vitória Gonçalves.

Os instrutores de Eletroeletrônica do Senai-DF Eduardo de Oliveira e João Paulo Moreira são os técnicos dos times.

12 2 2025 Equipe Robots District Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa 1 CORPO Robot's District 11 4 2025 Turma Federal Force Foto Bruno Frauzino Corpo 2 Federal Force


No fundo do mar
A temporada 2024/2025 de disputas da First tem como grande tema First Dive, em que os grupos são desafiados a utilizar habilidades nos campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática para explorar a vida no fundo do mar.

Na FRC, o subtema é Reefscape, termo em inglês que combina as palavras recife e paisagem. Os robôs, de porte industrial, podem ter até 1,06 metro de altura e pesar até 52 quilos. Para as partidas, as equipes se unem a outras em alianças, com o objetivo de marcar pontos em desafios preestabelecidos na área do jogo. Nos primeiros 15 segundos de cada partida, os robôs operam de forma autônoma. Nos 2 minutos e 15 segundos restantes, a operação fica por conta dos adolescentes. As equipes acumulam pontos classificatórios para as fases seguintes, até a final.

Engenharia premiada
Em meio a mecanismos, componentes elétricos, sensores e programação, a estratégia da Robot’s District para o desenvolvimento do robô garantiu ao grupo, nos dois torneios de que participou nesta temporada, o Prêmio Excelência em Engenharia, concedido ao grupo que demonstra abordagem profissional no processo de design do robô.

“Esta equipe demonstrou profundo conhecimento dos processos de engenharia para concepção do robô e apresentou um projeto de engenharia bem documentado”, dizia a mensagem dos juízes no anúncio do vencedor da categoria em Brasília. Em São Paulo, os estudantes ouviram que “o robô foi projetado para a excelência e a equipe mostrou como cada detalhe no processo conta durante a jornada”.

27 3 2025 Robo FRC Fotos Victor Hugo Pessoa IMG 4871 CAPAPara o instrutor do Senai-DF Eduardo de Oliveira, um dos técnicos do time, os troféus são fruto de trabalho consolidado dos estudantes e dos diferentes tipos de conhecimento que cada um traz da interdisciplinaridade vivida no Novo Ensino Médio: “São perfis diferentes, que fazem com que a equipe alcance novos ares e tenha visões distintas no desenvolvimento de produtos e de projetos”. Os membros da equipe cursam o Ensino Médio no Sesi-DF ou se formaram no ano passado. A maioria faz o itinerário formativo no Senai-DF no curso Técnico em Rede de Computadores.

Vespa é como foi batizado o robô do grupo, que percebeu em uma das peças do dispositivo semelhança com o olhar do inseto. A estrutura pesa 52 quilos e tem 70,6 centímetros de largura e 93 de altura. O mecanismo de elevador, utilizado para auxiliar na captura de peças na arena de jogo, pode alcançar 2,3 metros e, assim como outros componentes do robô, passou por diversas versões, desde janeiro, até chegar à final.

Estabilidade foi um dos pontos trabalhados, o que exigiu dos adolescentes conceitos de cálculo e geometria. “O robô recebe muita pancada. A gente usa uma treliça, que é o apoio dele, porque a forma do triângulo é muito resistente. Se a gente pegasse uma quadrada, tenderia a se deformar”, explica Andrei Andrade, de 17 anos, líder da área de mecânica de equipe. Ele é um dos fundadores da Robot’s District — o Sesi-DF e o Senai-DF estrearam na modalidade FRC na temporada 2023/2024.

A poucos dias da viagem, o grupo realiza os últimos ajustes no equipamento, para garantir pleno funcionamento durante a disputa internacional.

Doze equipes brasileiras da modalidade FRC se classificaram para a competição: duas do Distrito Federal, sete de São Paulo, uma de Mato Grosso, uma do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina.

Sesi-DF e Senai-DF em Houston
A participação da equipe Robot’s District no First Championship 2025 tem o patrocínio da Rockwell Automation, do Sicoob Empresarial e da Pedro II Soluções em Usinagem. São apoiadores: Luis Monti Arquitetura e Urbanismo e Altis Plásticos.

A equipe Federal Force tem o patrocínio da Rockwell Automation e do Sicoob Empresarial.

Acompanhe a participação dos grupos também pelas redes sociais do Sesi-DF e do Senai-DF no Instagram (@sesi_df e @senai_df).

[Atualização em 11/4/25, às 10h10, com informações sobre a classificação de mais uma equipe do DF (Federal Force) e sobre a quantidade de equipes da delegação brasileira na competição]

Texto: Samira Pádua
Foto da equipe caminhando com o robô: Augusto Coelho/CNI - 21.3.2025
Fotos da equipe manuseando o robô e da equipe completa: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Foto da equipe Federal Force: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST