Equipe do DF é premiada no First Championship 2025
- Detalhes
- Criado: Sábado, 19 Abril 2025 18:21
A Federal Force, uma das equipes formadas por estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) que foram ao First Championship 2025, saiu premiada do torneio mundial de robótica. A competição, em Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos, ocorreu de 16 a 19 de abril.
O grupo trará para casa o Rookie All-Star Award, troféu que celebra as equipes novatas que melhor compreenderam os valores e a missão de um time da modalidade First Robotics Competition (FRC) e que tem grande potencial de gerar impacto positivo na sociedade por meio da ciência e tecnologia.
“Este prêmio representa a dedicação de toda a equipe. Não tem como descrever a emoção e a felicidade. Isto aqui está sendo incrível e eu nunca vou esquecer deste momento tão especial”, comemora Bernardo Alves, um dos 14 adolescentes que integram a Federal Force. A mistura de emoções por participar de uma competição internacional foi ainda mais intensa para ele, já que o último dia do torneio (sábado, 19) também foi marcado pela celebração dos seus 18 anos. “Não teria presente melhor do que este: estar no torneio com pessoas de que eu gosto e que têm o mesmo interesse por conhecimento, aprendizado e experiências na educação”, diz o jovem, que cursa a 3ª série do Novo Ensino Médio e está no Sesi-DF desde o Ensino Fundamental.
Na modalidade FRC, participaram da edição de 2025 do First Championship 601 equipes de 17 países. Para as qualificatórias, os times foram distribuídos em oito divisões, que receberam nomes de personalidades da ciência. Em cada uma, foram concedidas premiações em diversas categorias. Na divisão Arquimedes, que reuniu 75 equipes, a Federal Force ficou com o Rookie All-Star Award.
Na competição, além de desafiados a projetar, construir e programar robôs de porte industrial, os estudantes criam uma identidade de equipe, buscam patrocinadores, aprimoram as habilidades de trabalho em grupo e promovem ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática na comunidade. Nesse sentido, a atividade social pensada pela Federal Force consistiu em levar a orfanatos e escolas conceitos de física e química por meio da construção de foguetes com materiais recicláveis. O objetivo foi transmitir conhecimento a outros jovens e incentivar o interesse pelas áreas.
Estreia brasiliense
Esta foi a primeira temporada em que o Sesi-DF e o Senai-DF tiveram representantes no First Championship. Além da Federal Force, a equipe Robot’s District defendeu as instituições em Houston. Na disputa de robôs na arena, os dois grupos brasilienses não passaram para os playoffs.
Para Marco Secco, superintendente regional do Sesi-DF e diretor regional do Senai-DF, a participação de estudantes em disputas desse porte permite incrementar a formação a partir das diferentes interações que ocorrem durante o torneio. “O principal é criar uma rede de relacionamentos, que propicia ao jovem a possibilidade de se concentrar em uma área tecnológica, em um desenvolvimento voltado a fortalecer a indústria brasileira”, analisa, ao apontar que o conhecimento adquirido a partir da robótica e aplicado na indústria pode beneficiar diversas outras áreas, como a de saúde.
A educação tecnológica faz parte da grade curricular de todos os estudantes da Rede Sesi-DF de Educação, em atividades de programação e robótica e de desenvolvimento do pensamento computacional. Aqueles que se identificam com a robótica podem concorrer a uma vaga para compor uma das equipes.
Entre os mais de 15 mil jovens que competiram na modalidade FRC estava Davi de Queiroz, de 17 anos, que cursa a 3ª série do Novo Ensino Médio no Sesi-DF e faz o itinerário formativo no Senai-DF no curso Técnico em Rede de Computadores. “Só tenho a agradecer pela oportunidade de estar em um evento tão grande, tão magnífico. É algo surreal! Levo daqui a experiência, a troca de conhecimento com pessoas de outros países e o aprendizado a partir de novas culturas”, enumera.
Na Robot’s District, Davi atuou como líder da área de scouting, como é chamado o processo de coleta de dados sobre a atuação de outros times na disputa. Ainda em Brasília, o grupo percebeu a necessidade de aperfeiçoar o processo e desenvolveu um software para auxiliar as análises, utilizado nas competições que ocorreram no DF e em São Paulo e aperfeiçoado para a viagem a Houston. “Equipes de outros países que observavam o que a gente fazia elogiaram bastante, principalmente pela praticidade”, conta o jovem
First Championship
A disputa internacional de robótica é realizada pela For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), organização estadunidense que promove o interesse de jovens por ciência, tecnologia, engenharia e matemática (as áreas que compõem a abordagem educacional STEM). Engloba mais duas modalidades de disputas: a First Lego League (FLL) e a First Tech Challenge (FTC).
Sesi-DF e Senai-DF em Houston
A participação da equipe Robot’s District no First Championship 2025 tem o patrocínio da Rockwell Automation, do Sicoob Empresarial e da Pedro II Soluções em Usinagem. São apoiadores: Luis Monti Arquitetura e Urbanismo e Altis Plásticos.
A Federal Force tem o patrocínio da Rockwell Automation e do Sicoob Empresarial.
Veja como foi a participação dos grupos também nas redes sociais do Sesi-DF e do Senai-DF no Instagram (@sesi_df e @senai_df).
Texto: Samira Pádua
Fotos: Samira Pádua/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Veja a galeria de fotos: