Veja o que a Fibra e o Senai-DF apresentaram no Innova Summit 2025
- Detalhes
- Criado: Sexta, 27 Junho 2025 16:16
Com o tema Inovação, Humanidade e Impacto, a edição de 2025 do Innova Summit movimentou o Centro de Convenções Ulysses Guimarães em 24, 25 e 26 de junho. A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) estavam entre os expositores do evento, que teve entrada gratuita e foco em empreendedorismo e tecnologia.
Quem passou pelo estande das instituições pôde conhecer o trabalho de empresas que participam do programa de mentorias para transformação digital do Hub da Indústria do DF, projeto coordenado pela Fibra. Dezesseis empresas se revezaram no estande nos dois últimos dias de evento.
Uma delas foi a Projetando Soluções. Fundada em 2003, a indústria fabrica saneantes químicos e biológicos. “Participar de eventos assim é importante porque, além de se apresentar, você conhece empresários com atividades afins ou de apoio e sempre surge alguma oportunidade de negócio”, avalia Fernando Carvalho, um dos sócios da indústria.
No estande também foi apresentado um protótipo do Senai-DF que simula movimentos: a Mão de Imitação Gestual com o Uso de Inteligência Artificial (MIG). O objeto é capaz de imitar em tempo real os gestos de uma pessoa, utilizando visão computacional e inteligência artificial.
Alunos das escolas do Senai no Gama e no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) aproveitaram a imersão para apresentar aos visitantes soluções desenvolvidas para a etapa escolar do Grand Prix Senai de Inovação — uma corrida de inovação aberta que desafia equipes no desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios reais de indústrias. Também foi uma oportunidade para aperfeiçoar as ideias.
Mariana Luiza Lima de Oliveira, de 18 anos, estava entre esses estudantes. “Tivemos apenas duas horas para desenvolver nosso projeto no Senai e agora recebemos essa oportunidade incrível de aperfeiçoá-lo aqui no Innova Summit, um evento com muitas oportunidades e estandes bacanas para a gente visitar”, conta. Ela e os quatro colegas que formam a equipe são jovens aprendizes e fazem o curso de Assistente Administrativo no Senai Gama. “Fazer um curso no Senai tem sido muito benéfico para a nossa vida profissional. A maioria dos jovens hoje não tem bagagem, não sabe como se portar no mercado de trabalho, e o Senai tem ensinado muito isso”, diz Mariana, que também apresentou outro projeto na Campus Party.
Workshop para empresários
Dentro da programação do Innova Summit, a Fibra promoveu na quinta (26), no Espaço Teia, da Caixa Econômica Federal, o workshop Consolidação da Transformação Digital Utilizando Ferramentas de Inteligência Artificial, com o publicitário e professor universitário Gilson Leal. Em cerca de duas horas e meia, ele abordou conceitos, apresentou um panorama de ferramentas e realizou uma atividade prática com o grupo a partir de um mecanismo de busca.
Leal compara a inteligência artificial a uma revolução industrial, por seu impacto em meios produtivos e no dia a dia dos negócios. “É importante aumentar a produtividade, os fluxos e os processos com agentes de inteligência artificial e diversas outras tecnologias fundamentais para ficar mais competitivo e cada vez ter mais lucratividade”, analisa.
Para a empresária Ana Guimarães, o momento de troca de conhecimento foi valioso. “Quem não se atualizar em relação às ferramentas de uso de inteligência artificial vai ficar para trás, independentemente do porte da empresa”, diz a sócia da Elétrica Guimarães, que atua na manutenção de motores elétricos e está no mercado brasiliense há mais de 50 anos.
Assim como a participação de empresários no estande, o workshop integrou as atividades do programa de mentorias para transformação digital do Hub da Indústria do DF, promovido pela Fibra em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) e com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).