Sinduscon-DF premia excelência e inovação na construção civil
- Detalhes
- Criado: Sexta, 01 Agosto 2025 14:31
Na noite de 30 de julho, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) homenageou empresas do setor com o Prêmio Indicadores do Concreto 2025. O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do Distrito Federal (ISTCC-DF) também foi premiado.
A iniciativa do sindicato mapeia a logística de fornecimento e a qualidade do concreto usinado utilizado em obras no DF. Participam empresas de construção que têm concretagem em seus processos, cujos dados são compilados e organizados em indicadores como a resistência do concreto e a pontualidade para o início da concretagem.
Nesta edição, com 18 categorias, foram analisados dados de 53 canteiros de obras, de 21 construtoras. “Este prêmio é muito importante para a gente ter padronização, nivelação e controle de como estão acontecendo as concretagens no DF, qual é a qualidade desse concreto e como as construções estão evoluindo”, justifica o presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior. O sindicato é um dos dez filiados à Federação das Indústrias do DF (Fibra).
O evento ocorreu na sede da entidade, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A Brasal Incorporações e Construções de Imóveis foi um dos premiados (veja lista completa no fim deste texto). “Para nós, gestores de obras, receber essa premiação demonstra a importância de continuar buscando a melhoria do compromisso da equipe no planejamento das concretagens. É um sinal de que a gente está indo pelo caminho certo”, afirma Gabriella Queiroz, gerente de obras do empreendimento Auster, da Brasal, no Guará.
Laboratório que atendeu ao maior número de concretagens
Instalado na unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (ISTCC-DF) foi premiado na categoria “laboratório que atendeu ao maior número de concretagens”. O instituto oferece diversos serviços de metrologia e consultoria a empresas, com soluções tanto para garantir o cumprimento de legislações e normas vigentes quanto para redução de custos, sustentabilidade ambiental e aumento de produtividade e qualidade.
Para os ensaios na área da construção, há cinco laboratórios: de Aço, Blocos de Concreto e Peças de Concreto para Pavimentação; de Concreto; de Agregados para Concreto e Solos; de Cimento e Argamassa; e de Desempenho de Edificações.
O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, explica que o trabalho do instituto contribui para a evolução da indústria. “Nossa experiência com foco na construção civil é bastante extensa. Atuamos com os laboratórios há mais de 30 anos e o levantamento a partir de dados estatísticos dá mais segurança e assertividade para a realização dos processos”, diz.
Diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz é empresário do setor de construção e salienta que, entre outros fatores, o concreto define a qualidade, as dimensões e a durabilidade de uma obra. “Logo, é preciso dedicação para que se tenha qualidade e se possa entregar aos proprietários obras realmente com qualidade e beleza”, destaca o industrial, que também compareceu à cerimônia de premiação.
Antes do anúncio dos vencedores do prêmio, foi ministrada a palestra Inovações na Indústria do Concreto, com o engenheiro civil Fernando Celotto Montija. O Prêmio Indicadores do Concreto 2025 teve o apoio da Fibra e a parceria do Senai-DF.