Senai e Fundação Bunge formam as primeiras turmas do DF do projeto De Grão em Pão

5 8 2025 Formatura De Grão em Pão Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 47Depois de quatro meses de aulas, os 23 primeiros participantes do projeto De Grão em Pão no Distrito Federal receberam o certificado de conclusão da formação em Panificação e Confeitaria. A cerimônia de encerramento ocorreu na manhã de 5 de agosto, na escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), onde foram realizadas as 220 horas de curso.

O projeto é uma realização da Fundação Bunge e tem entre os parceiros o Senai-DF e o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab). Criada em 1955, a fundação é a entidade social da indústria de alimentos Bunge no Brasil. O projeto de inclusão socioprodutiva teve início em 2022 e a seleção dos alunos é feita pela fundação.

Além de frequentar as aulas, os participantes do De Grão em Pão recebem bolsa-auxílio, uniforme, formação socioemocional para auxiliar no planejamento profissional e acesso a uma trilha formativa em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), caso desejem seguir o caminho do empreendedorismo.

Na formatura, além do certificado do Senai-DF e da Fundação Bunge, os concluintes receberam, cada um, um dólmã com o nome bordado. A próxima fase é a da empregabilidade, em que a fundação encaminhará os formandos para entrevistas de emprego na área. Essa etapa inclui seis meses de monitoramento. “Acompanhamos o jovem e o empregador de forma a contribuir para o desenvolvimento, para que ele seja um funcionário cada vez melhor”, explica a coordenadora de Projetos Sociais da Fundação Bunge, Claudete Pereira.

5 8 2025 Formatura De Grão em Pão Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 55Morador de Ceilândia, Luan Cunha, de 26 anos, foi um dos concluintes do curso. Ele está desempregado e acredita que a formação o ajudará a alcançar uma posição no mercado de trabalho. Para o futuro, a ideia é continuar em busca de conhecimento. “Quero trabalhar em restaurantes e confeitarias. Eu realmente me apaixonei muito pela área!”, diz o rapaz, que foi o orador das turmas.

“Se fosse um certificado só do Senai ou da Bunge, já daria um peso no meu currículo. Mas a parceria das duas marcas tornou isso muito mais forte. Acredito que esse projeto realmente vá abrir muitas portas. O Senai, além do nome, entrega qualidade no ensino, então acredito que isso vá ser realmente uma virada de chave na minha vida”, avalia Luan.

Os formandos fazem parte das duas primeiras turmas do De Grão em Pão no Distrito Federal. Também em parceria com o Senai, o projeto ocorre em Minas Gerais, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Vocês estão fazendo parte de um projeto que é o modelo de projeto ideal que o Senai conduz. É um projeto que nasce com a empresa, observando uma carência, mas para vocês é uma oportunidade de mercado de trabalho. E a formação vem como um meio para proporcionar a melhoria de vida”, destacou Mateus Simões de Freitas, gerente de Educação Profissional e Superior do Departamento Nacional do Senai, ao se dirigir aos alunos durante a cerimônia.

A importância da educação para o crescimento profissional também foi enfatizada pelo diretor regional do Senai-DF, Marco Secco. “O papel do Senai é justamente trazer às pessoas uma condição de efetividade para que a gente tenha uma indústria competitiva. Isso é feito com conhecimento, com produtividade. O aprendizado permeia a vida e este momento não é um ponto de chegada, mas um ponto intermediário para a busca de novos desafios”, disse.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de fotos:
5-8-2025_Formatura De Grão em Pão_Fotos Victor Hugo Pessoa

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST