Terceiro ciclo do Renova-DF começa com 2,1 mil estudantes e passará por três regiões administrativas
- Detalhes
- Criado: Terça, 19 Agosto 2025 16:59
Com 2,1 mil alunos, teve início nesta terça-feira, 19 de agosto, o terceiro ciclo de 2025 do Renova-DF — uma das ações do governo local para combater o desemprego, qualificando pessoas ao mesmo tempo em que recupera equipamentos públicos. O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).
A recepção dos novos participantes, no Ginásio do Cruzeiro, foi feita pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. “Esse curso vai ser a porta de um emprego, de uma nova qualificação, e vocês não vão parar até alcançar o sonho de vocês. Por onde passarem, além de se capacitar, transformarão a nossa cidade, que será literalmente renovada”, disse.
A carga horária do Renova-DF é de 240 horas, cumpridas em cerca de três meses. A cada 80 horas de aulas concluídas no curso de Auxiliar de Manutenção do Senai-DF, o aluno recebe bolsa de um salário mínimo (R$ 1.518). Em contrapartida, as turmas colocam o aprendizado em prática reformando espaços públicos como praças e quadras esportivas.
Até o fim da semana, os novos integrantes do programa passarão por aula inaugural, aula de primeiros socorros e ambientação. Em 25 de agosto, darão início às intervenções em campo, sob a supervisão de instrutores do Senai-DF. Neste ciclo, os alunos atuarão em três regiões administrativas: Ceilândia, Plano Piloto e Taguatinga.
“Muitas pessoas vão ser revigoradas, vão ter esperança, vão ter uma nova função e ao final, com certeza, vão aprender algo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes Ferreira. Desde 2021, o Renova-DF formou 27.211 pessoas.
Entre os 2,1 mil participantes desta edição estão pessoas atendidas pelos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) e mulheres em situação de vulnerabilidade. “Esse programa oportuniza uma capacitação inicial para entrar no mercado. Em cerca de três meses, vocês sairão melhores, com noções diversas sobre manutenção industrial”, destacou o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano. O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) também acompanhou a cerimônia de abertura do terceiro ciclo de 2025 do Renova-DF, que será em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Programa Manuel Querino.