Senai-DF capacita 810 alunos em Brazlândia

 

Nos últimos dois meses e meio, 810 trabalhadores de Brazlândia, localizada a 45 km de Brasília, não precisaram se deslocar da cidade para obter qualificação. Isso porque, logo ali, praticamente no quintal de suas casas, foi montada uma mega estrutura para oferecer nove diferentes cursos profissionalizantes. Trata-se do A-Tenda Trabalhador, programa de autoria do Governo do Distrito Federal (GDF) e que, desta vez, contou com a participação do Senai-DF. Em vez de cursos de 40h, como era ofertado antes da parceria, o programa agora capacitou estudantes em cursos com duração de 160h e aula durante todos os dias. O encerramento foi realizado durante a tarde de hoje, na cidade.

“A mesma qualidade de ensino que o estudante encontra em nossas escolas é a que disponibilizamos aqui em Brazlândia, durante esses quase três meses. Essa é a forma que encontramos de aproximar o Senai das pessoas que precisam de qualificação e não têm condições de se locomover”, afirma Romerito Carneiro, diretor de educação profissional do Senai-DF. Os estudantes obtiveram qualificação nos cursos de Design Gráfico, Panificação, Confeitaria, Assistente Administrativo, Confecção de Roupas, Assistente Administrativo para Construção Civil, Operador de Microcomputadores, Segurança Eletrônica e Assistente de Vendas.

As donas de casa Elizabeth Alves (36) e Cecília Pires (63) são moradoras da cidade e aproveitaram a oportunidade para aprender a costurar. “Não sabia nem colocar linha na agulha”, brinca dona Elizabeth. “Agora produzi até uma saia e uma blusa bem bonitas”, revela. Já dona Cecília, que costurava antes para toda a família, promete aumentar a produção. “Agora vou costurar para todo mundo”, diz. Além de vizinhas, as duas têm algo em comum: estão satisfeitas com a capacitação oferecida pelo Senai e pelo GDF. “Não queria que terminasse hoje. Vai deixar saudades”, dizem, em uníssono.
 
As roupas produzidas durante os meses dos cursos foram apresentadas hoje, por meio de um desfile. As modelos chamaram atenção pela simplicidade: eram as próprias alunas. Priscila Araújo (20) abandonou o curso superior de Relações Internacionais por paixão ao mundo da moda. “Já sabia que o Senai formava profissionais para atuar no segmento, mas não sabia que estava tão próximo de mim. A chance bateu, literalmente, na minha porta”, diz a estudante, que pretende seguir carreira na indústria do vestuário. O animado desfile contou com a apresentação de 15 looks produzidos pelas próprias alunas.

Além disso, toda a estrutura do evento, desde o som, iluminação, segurança, buffet, palco, foi pensada e elaborada pelos estudantes do A-Tenda Trabalhador, que acompanharam, todos uniformizados, a programação. Houve espaço até para praticar a solidariedade: 1,3 mil kg de alimentos não-perecíveis foram arrecadados e distribuídos para a comunidade carente da cidade.

Leonarda de Oliveira, auxiliar de enfermagem, de 65 anos, sabe o que fazer com o conhecimento adquirido com o curso de Panificação. “Não vou guardar pra mim. Tenho o objetivo de mudar para Fortim – pequena cidade no litoral do Ceará – e transmitir o meu conhecimento para aquela população, que tanto carece de necessidades básicas”, afirma. A partir de agora, com um certificado em mãos e conhecimento adquirido, os formandos poderão alçar novos voos. “Sou uma empreendedora individual, quero abrir um negócio e gerar emprego”, afirma dona Leonarda.

“São sonhos como esses que despertamos quando levamos o Senai para fora dos muros das escolas. É apresentar, por meio da educação, um mundo de oportunidades a quem antes se sentia excluído”, conclui o diretor de educação profissional da entidade no DF, Romerito Carneiro.

Programa continua

Os certificados de conclusão serão entregues na próxima quinta-feira, 20 de maio, às 14h, na Agência do Trabalhador de Brazlândia, pelo governador do Distrito Federal, Rogério Rosso. A parceria com o Senai-DF continua. A próxima edição do programa será realizada em Samambaia e, segundo o diretor de educação profissional do Senai-DF, Romerito Carneiro, terá “80% dos cursos focados na área da construção civil”. Samambaia é, atualmente, um dos principais pólos do setor da construção civil no DF, atrás apenas de Águas Claras. O A-Tenda Trabalhador já capacitou mais de 25 mil pessoas em cursos profissionalizantes.

Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
61 3362-3883 / 8431-0335
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos: Cristiano Costa/Unicom-Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST