Escola que sediou Ação Global no DF recebe benfeitorias
- Detalhes
- Criado: Sábado, 22 Mai 2010 00:25

A gerente de responsabilidade social do Sesi-DF, Rejane Maria da Costa Santos, relembra que, em todas as edições da Ação Global no DF, o programa promoveu melhorias nas escolas em que foi realizado. “Ao longo desses anos, melhoramos a estrutura dos locais que nos recebeu. Em algumas escolas, por exemplo, já fizemos reformas completas, dando um dia a dia mais digno para jovens estudantes”, relembra. Para o diretor de educação profissional do Senai-DF, Romerito Carneiro, a ‘nova’ escola estimulará os alunos. “Em uma entidade bem cuidada e com uma estrutura ideal, esses jovens, certamente, terão mais prazer em frequentar as aulas e, com isso, melhorar o processo de aprendizagem”, afirma.
A opinião é compartilhada pelo diretor do CEM 404, Marco Antonio Sobrinho. Para ele, os cerca de 2 mil alunos que hoje estudam no colégio se sentirão mais motivados, com as novas mudanças. “O prazer de estar na escola e participar das nossas atividades educacionais está diretamente ligado com um ambiente agradável, que favoreça o ensino”, diz. Há quatro anos à frente da administração do colégio, Sobrinho se diz impressionado com as melhorias feitas pelo Senai-DF. “A Ação Global trouxe vida à nossa escola, que vinha sofrendo ações de vandalismo por alguns alunos e que, por isso, apresentava diversas deficiências. Onde antes tinha terra, agora tem vida, com inúmeras plantas e flores. Esse programa transforma e traz cidadania para quem precisa”, elogia.
Os próprios alunos e professores dos cursos do Senai-DF (SIG, Gama e Taguatinga) foram os responsáveis pelas atividades de benfeitorias no colégio, que começaram duas semanas antes do início do programa. Os jardins, por exemplo, foram construídos por Rodrigo Pires e Daiane Aureliano, medalhistas de ouro na 6 edição da Olimpíada do Conhecimento, na ocupação Jardinagem e Paisagismo. Já as instalações para computadores e iluminação foram refeitas pelos alunos do Senai SIG e Taguatinga. O Gama participou com a reforma de bicicletas da população, que teve fila lotada durante o dia.
Este ano, a Ação Global no DF fechou parcerias para oferecer atividades em educação ambiental com vistas ao empreendedorismo. Houve um investimento em oficinas com garrafas pet, customização de camisetas e bijuteria artesanal. Além da oferta dos serviços sociais básicos, como educação, saúde e lazer, a participação do Senai-DF privilegiou, ainda, oficinas profissionalizantes de pão brioche, confeitaria, informática, artes gráficas, manutenção de bicicleta, construção civil, marcenaria, entre outras. Ao todo, apenas nessas atividades de qualificação, foram realizados 4,7 mil atendimentos.
Outras mudanças
Essa não é a primeira vez que a Ação Global faz reformas em imóveis no Distrito Federal. Em 2008, o programa reformou a fachada da casa da auxiliar de serviços gerais, Maria das Dores Lopes. A casa, que fica em Itapoã, outra localidade de Brasília, recebeu benfeitorias como pintura e um gradeado. Jovens estudantes de cursos técnicos e de qualificação profissional, que faziam parte do projeto Construção Civil Itinerante, se mobilizaram para o trabalho. Dois anos depois da reforma, Maria continua satisfeita com a obra. Ela diz que a casa ficou mais bonita e mais segura. “Eu, minha filha e meu neto dormimos com mais tranquilidade. Com o salário que eu ganho não daria pra fazer tudo isso” diz Maria.
Elton Pacheco
Assessor de imprensa Senai-DF
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Cristiano Costa/Unicom