Alunos do Senai-DF obtêm certificação profissional em TI

O brasiliense Alex de Oliveira (foto), 27 anos, e o goiano Nicolau Santos Costa, 31, morador de Catalão (GO), ambos ex-alunos do Senai-DF, foram aprovados no exame da Oracle e da Cisco, respectivamente, após concluírem os cursos preparatórios para certificações profissionais, oferecidos no Centro de Tecnologia da Informação do Senai-DF, localizado no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). “Após a certificação, comecei a receber ligações de várias empresas ao ponto de até perder entrevista devido a choque de horário com outra”, destaca Alex, agora funcionário da área de tecnologia do Ministério da Defesa.

Segundo ele, o curso preparatório ajudou na conquista do certificado. “Obtive uma visão geral do sistema Oracle, bem como detalhes técnicos. As aulas ministradas por um profissional competente e dinâmico, salas bem-estruturadas e equipadas também tiveram um diferencial. Realmente um curso de alto nível.”, diz. Nicolau Santos Costa, que veio para Brasília atrás do sonho de obter uma certificação, também já colhe os louros da conquista. “O curso foi, sem sombra de dúvidas, o fator determinante para a obtenção da certificação, com aulas ricas em conteúdo e prática. Os docentes também, com toda experiência, me ajudaram bastante”, afirma Nicolau. 

Conhecida pela dificuldade, garantia de qualidade e conhecimento em ferramentas específicas em tecnologia da informação (TI), as provas de certificação profissional - documento que reconhece a habilidade e experiência no uso de determinadas tecnologias e emitido por grandes companhias como Microsoft, Cisco e Oracle - são cada vez mais almejadas por pessoas que desejam obter reconhecimento no mercado de trabalho. Para ter ideia, segundo pesquisa realizada recentemente pelo Institute Data Corporation (IDC) Brasil, um profissional certificado em TI tem 53% de chances a mais de conseguir emprego com salários de 10% a 100% superiores à média que o mercado costuma oferecer para os profissionais sem certificação.

Os empresários do setor, hoje em plena expansão no DF, já admitem o diferencial de um profissional certificado. “Pessoas que possuem certificações em tecnologia da informação têm mais chances de inserção no mercado de trabalho e, também, maiores salários.”, afirma o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor), Jeovani Ferreira Salomão. As empresas também ganham com isso. “Para participar de algumas licitações, por exemplo, algumas empresas já precisam comprovar ter, em quadro pessoal, profissionais certificados“, conclui o presidente.

No Distrito Federal, o Centro de Tecnologia da Informação do Senai, localizado no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em parceria com a Faculdade IBTA, uma das maiores e mais respeitadas instituições de ensino do País, oferece cursos preparatórios aos interessados em adquirir uma certificação. São oferecidos, atualmente, sete diferentes cursos preparatórios: Cisco, Oracle, PMP, Desenvolvedor Dot Net, MCSA, ITIL e Cobit.

Além dos cursos, a unidade oferece, com frequência, eventos relacionados às certificações oferecidas, com o objetivo de estimular os alunos para as provas. De 11 a 14 de maio, o Senai Centro de Tecnologia promoveu, por exemplo, a I Semana das Certificações, com workshops, palestras e minicursos gratuitos para os estudantes e comunidade.

Como funciona
Após a conclusão dos cursos preparatórios, que variam de 16 a 320 horas, os alunos são submetidos às provas de certificações. Atualmente, o Centro de Tecnologia da Informação ainda não aplica as provas na unidade. No entanto, segundo Ronaldo Pacheco, responsável pelos cursos preparatórios na unidade, a intenção é de tornar o Centro de Tecnologia da Informação um agente autorizado para a realização de exames no DF. “É um processo demorado, a documentação é burocrática, mas já está caminhando para aprovação. No momento está sob análise do nosso departamento jurídico”, explica.

Durante o período das aulas, os professores, no entanto, orientam os alunos para sites e endereços de instituições que oferecem a prova. Os valores, segundo Ronaldo Pacheco, responsável pelos cursos preparatórios na unidade, variam de US$ 125 a US$ 250, dependendo da empresa em que o aluno fará a prova. Ao final do curso, provas de nivelamento e de voucher (espécie de vale desconto) são oferecidas e, caso aprovado, o aluno obtém descontos de até 90%.

Luísa Peleja
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST