Sistema Fibra participa de salão de negócios de madeira e móveis
- Detalhes
- Criado: Sexta, 11 Junho 2010 00:54
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) participam, com dois estandes, do I Salão de Negócios de Madeira e Móveis do Centro-Oeste (Mademovel), que termina hoje (11), em Brasília. As duas estruturas, montadas na Ala Sul do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, abrigam apresentações de programas, produtos e serviços das entidades. Só no primeiro dia, cerca de 500 pessoas passaram pelos estandes, sendo a maioria composta por delegações empresariais. O Mademovel, criado pelo Sebrae, reúne expositores de 42 empresas da região e pretende gerar mais de R$ 2,5 milhões em negócios, além de reunir mais de três mil pessoas, entre eles empresários vindos dos estados do Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
No estande da Federação, técnicos apresentam o Programa de Desenvolvimento Industrial (PDI). Criado em 2006, o PDI é composto por um conjunto de 52 propostas a serem implantadas, pela Fibra, até 2015. Também é possível conferir a edição atual da Agenda Legislativa do DF, lançada na última quarta-feira (9), que manifesta a posição da indústria sobre 32 projetos de lei em tramitação na Câmara Legislativa. Além disso, o Sindicato das Indústrias Moveleiras do DF (Sindimam) participa do estande com apresentação do sindicato aos empresários locais e de outros estados. O material foi elaborado a partir do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), criado pela CNI para fortalecer a base sindical brasileira. Hoje, o DF possui cerca de 450 empresas do setor moveleiro, responsáveis pela manutenção de quase sete mil empregos diretos, e faturamento anual na ordem dos R$ 340 milhões.
No estande do Senai-DF, braço da capacitação profissional para a indústria brasiliense, os empresários e visitantes podem conhecer as opções de cursos direcionados para o setor moveleiro e os serviços oferecidos pela entidade às empresas. A unidade do Senai em Taguatinga oferece, atualmente, oito cursos profissionalizantes para o setor moveleiro, além de consultoria especial para as empresas deste setor, por meio do programa Produção Mais Limpa (P+L). Além disso, no local, estão expostos móveis confeccionados pelos alunos da entidade, sobretudo os de autoria do aluno Kalébio José Soares, produzidos durante o treinamento para a Olimpíada do Conhecimento - a maior competição de educação profissional realizada em março deste ano, no Rio de Janeiro. No certame, Kalébio garantiu a medalha de prata e agora treina para representar o DF no WorldSkills, em Londres, ano que vem.
Já o Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) participou da programação com palestra sobre o Modelo Sesi de Sustentabilidade no Trabalho. Trata-se de uma ferramenta – serviço gratuito oferecido pelo Sesi - que contribui com as empresas industriais na realização de um diagnóstico e avaliação da gestão da sustentabilidade no trabalho, com foco nos colaboradores. Esta ferramenta é realizada em grandes e médias empresas. Contudo, uma parceria com o Banco Interamericano Mundial (BID) irá viabilizar uma pesquisa, a fim de adequar a ferramenta para as micro e pequenas empresas, maioria esmagadora do setor produtivo brasileiro.
Elton Pacheco // Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3883 // 61 8185-7047
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Cristiano Costa/Unicom