Presidente da Abip acredita em vitória em torneio de panificação

O presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) Alexandre Pereira, afirma, em entrevista ao Jornal de Fibra desta segunda-feira (21), que a participação brasileira na Copa Louis Lesaffre “ainda é muito pequena e precisa ser incrementada”. Para isso, a Abip, em parceria com o Senai Nacional, já realiza seletivas em todo o País em busca de padeiros talentosos para compor o time de brasileiros que irá ao torneio - um dos mais importantes do setor da panificação em todo mundo - em Las Vegas, Estados Unidos, em setembro. No Distrito Federal, as inscriçoes para a seletiva serão feitas até 25 de junho, no Sindicato das Indústrias da Alimentação de Brasília (Siab). As provas serão aplicadas em 30 de junho. Dessa etapa, serão selecionados os três padeiros que disputarão a competição nacional, também programada para ocorrer em Brasília, no Senai Guará, entre 14 e 16 de julho. “Se conseguirmos o mérito, será um marco na história da panificação no Brasil, além de servir como uma grande vitrine para a indústria da panificação no País”, acredita o presidente, na entrevista a seguir.

Jornal de Fibra - Qual o tipo de profissional que a ABIP e sindicatos procuram para participar da Copa do Mundo Louis Lessaffre, de Panificação?

Quando buscamos representantes brasileiros para uma competição deste nível para avaliar o desempenho dos profissionais da panificação, estamos, na verdade, incentivando a melhoria na formação de mão obra. Com isso, esperamos recrutar profissionais antenados com as novidades em panificação, para melhor representar o setor brasileiro lá fora.

Jornal de Fibra - Neste sentido, o Senai é o grande parceiro para melhoria da qualificação profissional?

Sim. O importante é frisar que o maior gargalo de crescimento do nosso setor é exatamente a falta de mão de obra qualificada. Somos um grande empregador do primeiro emprego, mas temos uma dificuldade muito grande para captar padeiros e confeiteiros com larga experiência. O Senai é mesmo o grande parceiro que nós temos hoje no País para demandar e dialogar sobre quais e onde estão esses profissionais.

Jornal de Fibra - Pelo histórico, como foi a participação do Brasil nas edições anteriores da Copa Louis Lesaffre?

Muito pequena, mas porque não tivemos tempo hábil para nos organizar. Em duas participações, essa será a primeira vez que montamos as seletivas para escolher nossos representantes. Antes, a escolha era feita por indicação ou por meio da Copa Bunge, que também revela talentos da panificação para o empresariado. A Abip, sem dúvida, espera que, desta vez, a participação brasileira seja mais emblemática. Se conseguirmos o mérito, será um marco na historia da panificação no Brasil, além de servir uma grande vitrine para a indústria no País.

Jornal de Fibra - Qual é a situação atual da indústria da alimentação no Brasil?

Temos crescido o dobro que a indústria como um todo. Para ter ideia, fechamos o faturamento do ano passado em R$ 49 bilhões. Em 2010, estimamos um crescimento até 10% a mais ante o ano passado - algo que deverá chegar a R$ 55 bilhões. É um momento importante da nossa indústria, que deverá ser vista com bons olhos no exterior. A Copa Louis Lesaffre é uma boa oportunidade para isso.

Elton Pacheco
Assessoria de imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3362-3883
Foto: Divulgação/Abip

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST