Senai-DF doa duas toneladas em alimentos para abrigos
- Detalhes
- Criado: Sexta, 09 Julho 2010 17:42
Uma ação de solidariedade de autoria dos alunos do Senai-DF terminou hoje (9) com a arrecadação total de duas toneladas em alimentos e roupas. O montante foi doado a duas instituições carentes de Águas Lindas (GO) – o abrigo de deficientes mentais Nosso Rancho e a Instituição Esperança, que também trabalha com pessoas com transtornos mentais, além de idosos. As doações são resultados de uma atividade promovida pelos alunos das três unidades do Senai no DF (Taguatinga, Gama e Centro de Tecnologia da Informação) durante gincana entre as escolas e também como parte das ações do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI) no DF.
De acordo com a responsável pelo PSAI no Distrito Federal, Ana Luzia Duarte, faz parte de o processo educacional focar atividades que valorizem o exercício da cidadania. “Ajudar as pessoas que necessitam é preciso, mas a maioria das vezes elas são esquecidas. É importante esse tipo de incentivo para poder oferecer as pessoas carentes e com deficiência o que elas quase nunca têm acesso”, afirma. O PSAI tem como objetivo reabilitar e atender pessoas carentes em quatro vertentes: etnia, deficiência, gênero e maturidade.
As turmas de técnico em administração e técnico em eletrotécnica do Senai Gama foram as responsáveis por fazer a entrega dos donativos, na última quarta-feira (7), da primeira parte das doações. Já na entrega realizada hoje (9), participaram as turmas das unidades do Senai Taguatinga e do Centro de Tecnologia da Informação. Organizados em mutirão e ‘vaquinha’ durante o último mês, os jovens chegaram ao total de duas toneladas de alimentos e roupas. “O que me motivou é que eu gosto muito de ajudar. Tanto que não é a primeira vez que faço atividades assim, já conhecia orfanatos e abrigos de idosos”, conta Thaysa Santana, aluna de 17 anos.
Instituições
A entidade Nosso Rancho, criada há 10 anos, foi fundada por Davi da Luz, hoje presidente da instituição. “A maioria das instituições só atende crianças e idosos abandonados, quase nunca aos deficientes. Tudo o que a gente faz é por amor”, afirma. O abrigo atende, atualmente, 47 pessoas e oferece, além de comida e higiene, visitas médicas de 15 em 15 dias e assistência médica diariamente. Seu Antônio, 88 anos, mora no abrigo desde a fundação e é o responsável pela alegria diária dos companheiros, com seus cantos e poemas. “Não me falta nada aqui. Tenho tudo o que preciso. Todo mundo me trata muito bem. Essa doação”, conta.
A outra entidade escolhida para receber as doações é a Instituição Esperança que, assim como o Nosso Rancho, também atende deficientes mentais e idosos. Os moradores do abrigo são pessoas encaminhadas por hospitais públicos, devido à falta de condição das famílias de cuidar e conviver com esse tipo de deficiência. O presidente e fundador, Desinaldo Santana, teve a iniciativa por saber da grande necessidade de ajuda e atenção que a saúde mental precisa. Envolvido nesse meio antes mesmo de criar a entidade, há seis anos, Santana já ajuda 28 pessoas, sendo 15 homens e 13 mulheres.
Serviço:
Os dois abrigos vivem de doações e ajuda da sociedade. Para os interessados em ajudar os números são 061 3618-8825 (Nosso Rancho) e Instituto Esperança (9926-4603)
Luísa Peleja
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3883 // Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Cristiano Costa/Unicom