Senai capacita detentos em três unidades prisionais do DF

Esta é a primeira vez que a instituição capacita presidiários no Distrito Federal. Parceria com órgão do governo local permitiu a qualificação de 175 detentos

Os internos das unidades da Papuda, Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e da Penitenciária Feminina do Gama (Colméia) terão um motivo para comemorar. A partir do dia 17 de agosto, o Senai-DF dará início a entrega de certificados dos alunos detentos que participaram dos cursos de qualificação oferecidos pela instituição em parceria com a Fundação de Amparo ao Preso (Funap). Neste mesmo dia, a certificação será realizada na Colméia; no dia 19 no CPP e, em data ainda não definida, na Papuda. As cerimônias de entrega do certificado contarão com a presença de representantes do Senai-DF e da área penal, além de familiares dos detentos. Ao todo, o programa, iniciado no dia 13 de abril deste ano, capacitou 125 presidiários.

O curso de qualificação realizado nas casas de detenção do DF faz parte do projeto Senai Fora do Muro das Escolas, que objetiva levar o ensino profissionalizante da instituição para aqueles que não possuem condições de frequentar as aulas nas três unidades do Senai – Taguatinga, Gama e Centro de Tecnologia da Informação. Os cursos oferecidos nas unidades prisionais foram de assistente administrativo, nas três penitenciárias; de assistente de vendas, na Papuda e na Penitenciária Feminina do Gama e cabeleireiro, manicure/pedicure e depiladora para as detentas do Gama. Todos os cursos tiveram carga horária de 160 horas.

Uma parceria estabelecida entre as duas entidades possibilitou a criação dos cursos. “É um dos objetivos do Senai a inclusão social daqueles que estão à margem da sociedade. É também inovador oferecer educação profissional e tecnológica para um público com características tão especiais, como o trabalhador privado de liberdade”, diz o diretor de educação profissional do Senai-DF, Romerito Carneiro. “O nosso interesse com essa capacitação é que os presidiários do DF tenham a mesma oportunidade que o cidadão em sociedade possui. É também uma forma de ajudar na ressocialização dessas pessoas”, afirma a diretora executiva da Funap, Verlúcia Cavalcante.

As internas das unidades prisionais reconhecem a importância desses cursos e revelam o nível de satisfação. “É uma oportunidade muito boa. Se a gente procurasse fazer um curso desses fora daqui, não teríamos dinheiro. Para se ter um certificado deste lá fora é caro. Esses cursos também serviram para as pessoas nos enxergarem com outros olhos. Não acharem que a gente não quer mais nada da vida”, conta Juliene da Silva, 23 anos, que se qualificou no curso de cabeleireiro. Outra detenta, de 28 anos, que obteve qualificação em assistente de vendas, acredita que a oportunidade abrirá portas quando a pena terminar. “Quero sair daqui e montar meu próprio negócio”.

Todos os cursos, além de ensinar a parte específica e prática, instruíram os alunos como se portar em serviço, como se vestir e receber pessoas. “Nós aprendemos desde como pegar um alicate até como conversar com a cliente”, afirma outra detenta, que não quis se identificar. Ela escolheu fazer o curso de manicure pela oportunidade de montar o seu próprio negócio. “Se eu sair daqui e não conseguir emprego, já posso trabalhar por conta própria. Para a gente é tudo mais difícil. As pessoas têm muito preconceito”, diz.

A qualificação de presidiários no Distrito Federal deverá ganhar uma nova edição, ainda este ano. No entanto, o Senai-DF e a Funap ainda não definiram as diretrizes e o cronograma das novas turmas.

Parceria rende homenagem

Na última sexta-feira, dia 9, o Senai-DF foi homenageado pelo Conselho Nacional de Justiça pelo trabalho em parceria com a Funap. A ação proporcionou vários benefícios aos internos, sendo um deles os cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição. Junto com o Senai, a empresa GHF de conservação e limpeza  também foi homenageada pelo trabalho de inserção de detentos no mercado de trabalho – atualmente a empresa emprega 64 sentenciários.

Luísa Peleja
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
61 3362-3883 // Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Cristiano Costa/Unicom

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST