Presidiários do DF são capacitados pelo Senai

O Senai-DF entregou hoje o certificado de conclusão de curso para 82 internas que cumprem pena na Penitenciária Feminina do Gama (Colmeia). As detentas receberam capacitação para quatro áreas: cabeleireiro, manicure/pedicure/depilador, assistente de vendas e assistente administrativo. Além da Colmeia, internos da Papuda e do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) também foram qualificados pela instituição e receberão, nos próximos dias, os certificados profissionais. Ao todo, foram qualificados 175 presidiários ao longo de dois meses. “Um dos nossos objetivos é promover a inclusão social daqueles que estão à margem da sociedade”, diz o diretor de educação profissional do Senai-DF, Romerito Carneiro.

A oferta dos cursos faz parte de uma parceria do Senai-DF com a Fundação de Amparo ao Preso (Funap), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP). Segundo o subsecretário do Sistema Penitenciário, Anderson Espíndola, o governo pretende estender esta parceria para uma nova rodada de capacitação, já prevista para o segundo semestre deste ano. “A nossa meta é capacitar mais de mil detentos no DF”, afirmou. Caso a parceria seja consolidada, diz ele, outros cursos farão parte das capacitações, como panificação, mecânico de bicicletas, modelagem de roupas, pedreiro de alvenaria, entre outros. O Senai e a Funap, no entanto, ainda não informaram a data de início dos cursos.

A interna Gleicimar Soares Mendanha (foto), 29 anos, formanda no curso de cabeleireira, não segurou o choro ao receber o documento. “O mais importante, pra mim, é aproveitar o tempo que passo aqui para aprender algo novo e refletir sobre a vida e os erros do passado. Minha maior lição é ter hoje a consciência de que é possível ganhar dinheiro de forma honesta com o que aprendi e dar um futuro melhor para os meus filhos”. Com o diploma do Senai em mãos, Gleicimar, que cumpre pena há 1 ano e 2 meses, não vê mais obstáculos na hora de procurar um emprego. “Sei que existe preconceito, mas eu errei e estou mudando minha realidade. Não tenho vergonha”, conclui.

Outra detenta certificada pelo Senai é Sonia Maria da Silva, 45 anos. Ela cumpre pena há nove meses e obteve qualificação no curso de manicure. “É algo com que poderei trabalhar quando sair daqui”. Esse não é o primeiro diploma que Sonia possui do Senai. Antes de chegar à Colmeia, foi uma das alunas do curso de salgadeiro oferecido na escola do Gama. “Foi com aqueles conhecimentos que trabalhei e pude ajudar na renda de casa”, lembra. A mãe, dona Helena Hanoria, de 64 anos, acompanhou a entrega do certificado. “Hoje ela está mais feliz que de costume, porque isso aqui [o diploma] significa um novo começo para minha filha”, disse, emocionada.

Senai Fora do Muro das Escolas

O curso de qualificação realizado nas casas de detenção do DF é também resultado do programa Senai Fora do Muro das Escolas, que objetiva levar o ensino profissionalizante da instituição para aqueles que não possuem condições de frequentar as aulas em uma das três unidades do Senai no DF – Taguatinga, Gama e Centro de Tecnologia da Informação.

Essa é a primeira vez que a entidade capacita internos de centros de detenção no DF. No entanto, também em parceria com o governo local, o programa leva capacitação para moradores de cidades distantes com o Espaço Cidadão, da Secretaria de Trabalho. Nessa dobradinha, o Senai já capacitou mais de mil pessoas em 2010. “Queremos expandir cada vez mais a oferta dos cursos, não limitando apenas às aulas em nossas unidades operacionais”, lembra o diretor de educação profissional, Romerito Carneiro.
 
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
61 3362-3883 // Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Cristiano Costa/Unicom

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST