Casa Solar está aberta para visitação no Senai Taguatinga
- Detalhes
- Criado: Quinta, 09 Setembro 2010 00:00
Práticas simples do dia a dia, como o uso de aparelhos eletrônicos ou o aquecimento de água, podem ser feitas de forma sustentável. A Casa Solar exemplifica isso. A estrutura, erguida no pátio da unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), abriga tecnologias para captação de raios solares e será utilizada em demonstrações e testes para fins educativos. A abertura da casa foi realizada na manhã desta quinta-feira (9/9), em reunião técnica que contou com a presença de representantes do Sistema Indústria e do Ministério de Minas e Energia (MME).
A construção do Centro de Demonstração de Energias Renováveis, nome oficial da Casa Solar, só foi possível graças a uma parceria entre o Senai Nacional, o Senai-DF e o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), órgão ligado ao MME. “O Senai tem se esforçado ao máximo na qualificação profissional dos trabalhadores da indústria e essa casa servirá para que eles conheçam a tecnologia adotada no processo de utilização das energias renováveis”, disse o presidente do Sistema Fibra, Antônio Rocha. A parceria ainda permitiu a construção de outro três centros, nos estados do Paraná, Maranhão e Amazonas.
“Foi dado um passo muito importante para demonstrar para sociedade que a energia solar é um caminho que o Brasil não pode abrir mão”, disse o secretário de Planejamento do MME, Altino Ventura. “Dentro de um prazo curto, com o pré-sal, o Brasil se tornará exportador de energia. Temos que investir numa matriz diversificada”, completou. Estima-se que no Brasil, entre 2012 e 2016, mais de 60% da energia gerada será proveniente de fontes poluidoras. Daí a importância do investimento em fontes renováveis, como a solar e a eólica.
Construída em uma área de 65 metros quadrados, a Casa Solar possui auditório, banheiro, hall, copa e varanda, além de um porão onde funciona uma espécie de sala de controle. A estrutura externa é revestida por placas fotovoltaicas, responsáveis por captar e converter a energia solar em corrente elétrica. A energia captada também pode ser utilizada para ligar refrigeradores, televisões e aparelhos de DVD, entre outros eletrônicos. Em dias menos ensolarados, a casa tem capacidade para funcionar por até 48 horas, por meio de 16 baterias.
“Acreditamos que teremos sucesso nos quatro centros de demonstração de energias renováveis”, disse o gerente de certificação do Senai Nacional, Luiz Affonso Torres Martins Costa. O diretor de pesquisa e desenvolvimento do Cepel, Roberto Pereira Caldas, concordou com ele. “Ao ver a casa pronta pude confirmar a qualidade do parceiro que temos, que é o Senai.” Durante a cerimônia, foi demonstrado ainda um furgão que utiliza fontes renováveis de energia, que será utilizado no Paraná.
Além do aproveitamento dos raios solares, o Senai-DF optou por agregar valor à casa, levando em contra outras formas de preservação ambiental. A Casa Solar é capaz de fazer a coleta de água da chuva e mantê-la em reservatório para ser utilizada em descargas. As janelas foram construídas para favorecer a climatização e o telhado possui isolante térmico. A estrutura também é totalmente acessível para pessoas com necessidades especiais.
Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Foto: Cristiano Costa/ Unicom-Fibra