DF aumenta chances para torneio mundial de educação
- Detalhes
- Criado: Quinta, 09 Setembro 2010 00:00
Brasília conta com mais um estudante na luta por vagas na maior competição de educação profissional do mundo, o WorldSkills. Guilherme Caixeta Cunha, 20 anos, obteve ontem o direito de participar dos treinamentos para a competição internacional, que será realizada em outubro do ano que vem, em Londres. Ele integra agora o time de outros cinco brasilienses que já encaram, desde março, treinamentos que chegam a durar até 12 horas diárias, além de fim de semana e feriados. Com a mudança, o Distrito Federal passa a ter seis estudantes em busca de vagas para o torneio mundial.
Para representar o Brasil na Inglaterra, o time brasiliense precisa apenas manter um índice de aproveitamento, que em média é de 90 pontos nas ocupações profissionais que participa. As provas para definir a delegação brasileira serão realizadas de 24 a 29 de outubro, em Manaus; e de 7 a 26 de novembro, em Brasília, nas três unidades do Senai do Distrito Federal - Taguatinga, Gama e Centro de Tecnologia da Informação. Daqui, será formado o time que representará o Brasil no país inglês.
Os estudantes que hoje treinam para o mundial foram definidos durante a 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento, realizada no Rio de Janeiro, em março deste ano. Na competição - a maior já realizada pelo Senai no País - Guilherme foi o terceiro colocado na ocupação mecânica de automóveis, atrás dos competidores Eduardo Caetano dos Reis (Minas Gerais) e Rafael da Silva Araújo (Acre), primeiro e segundo colocado, respectivamente.
Embora o resultado de Guilherme tenha ficado muito próximo ao do competidor do Acre (73,5 a 74), o estudante brasiliense não garantiu à época o direito de treinar para o torneio internacional. Isso porque, segundo o regulamento do WordSkills, apenas estudantes classificados em primeiro e segundo lugar podem treinar para o mundial. A vaga de Guilherme, no entanto, foi garantida ontem, após a desistência do candidato mineiro, por razões pessoais. “Estou feliz com a notícia e pretendo me dedicar ao máximo para garantir a vaga para o WorldSkills. Quero vencer”, afirmou, empolgado, o estudante.
Além de Guilherme, poderão representar o País em Londres os alunos Willian Grassioti (mecânica de refrigeração), Jecivaldo Oliveira (aplicamento de revestimento em cerâmica), Daiane Rodrigues Aureliano e Rodrigo Pires Lopes (jardinagem e paisagismo) e Kalébio José Soares (marcenaria).
Todos são jovens estudantes dos cursos técnicos do Senai-DF.
DF no mundial
Os alunos do Senai já garantiram bons resultados no WorldSkills. Em 1995, o estudante Wellington Correa da Silva ficou em quarto lugar, na França, na ocupação elétrica predial. Anos depois, em 1999, o estudante André Luis de Freitas foi também medalhista na mesma ocupação, garantindo um resultado ainda melhor: o primeiro lugar no Canadá.
Em 2007, foi a vez da dupla Luis Alberto Monti e Yarlei Procópio participar. Embora sem medalhas na ocupação jardinagem e paisagismo, os jovens voltaram do Japão com honras de campeões. Já no ano passado, a aluna Helena Simões representou o DF no Canadá, na ocupação design gráfico. Helena conquistou o oitavo lugar, garantindo um diploma de excelência para o Distrito Federal.
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto e arte: Cristiano Costa/Unicom
61 3362-3883 // 8431-0335