Senai abre as portas para a comunidade do Distrito Federal
- Detalhes
- Criado: Segunda, 27 Setembro 2010 10:23
População interessada em qualificação profissional poderá conhecer as opções que o Senai oferece em formação para a indústria, por meio de visitas guiadas, minicursos, oficinas e palestras gratuitas
Três unidades do Senai no Distrito Federal abrirão suas portas nos dias 5, 6 e 7 de outubro para a comunidade. A ideia é apresentar ao público externo as opções de cursos, estrutura física e os métodos de ensino da entidade. Trata-se do Programa Senai Casa Aberta, que será realizado ao mesmo tempo em outras 303 unidades do Senai em todo o Brasil. Esta é a primeira vez que o Distrito Federal participa. As unidades no DF estarão abertas para visitação sempre das 14h às 22h30, com visitas guiadas e monitoria. A estimativa é que cerca de 5 mil novas pessoas conheçam as opções de cursos do Senai no DF. A programação completa está disponível aqui. A entrada é gratuita.
O diretor de educação profissional do Senai-DF, Romerito Carneiro, afirma que a visitação pública é uma oportunidade de demonstrar a qualidade do ensino oferecido pela entidade. “Estamos acostumados a levar o Senai para fora dos muros da escola, capacitando pessoas em outras localidades que não nossas escolas. Agora, chegou a hora de trazer essas pessoas para a nossa realidade, apresentando o corpo docente, a estrutura física e o projeto pedagógico da entidade. É, portanto, uma grande oportunidade de aproximar o Senai das pessoas que precisam de qualificação ”, afirma.
A primeira unidade a abrir as portas para a comunidade será o Centro de Tecnologia da Informação (CTI), no dia 5 de outubro. A unidade oferecerá uma série de palestras e minicursos com foco no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do DF, como configuração de rede doméstica, desenvolvimento de jogos, certificações profissionais, redes sociais, Desenvolvimento Web com ASP.Net, Oracle, entre outros. Os laboratórios da Microsoft e o de Interoperabilidade, que trabalham com códigos abertos, estarão também disponíveis para visitação.
A segunda escola a receber o Casa Aberta é o Gama, onde as atividades terão como foco a indústria eletromecânica. Serão apresentados minicursos sobre lubrificação de máquinas, tornearia CNC, demonstração de equipamentos de soldagem, usinagem e automação. As palestras terão como tema noção de primeiros socorros, segurança ao manusear produtos perigosos, responsabilidade social, além de uma abordagem sobre o curso técnico em segurança do trabalho, oferecido atualmente na unidade.
Em Taguatinga – a maior unidade do Senai no DF – a programação do Casa Aberta será realizada em 7 de outubro. Neste dia, a escola também apresentará minicursos, palestras e oficinas, como apresentação do laboratório de construção civil, de equipamentos de diagnóstico e análise de gases, produção de bolos modelados, oficina de internet sem fio, equipamentos de segurança, entre outros. A Casa Solar, recém aberta na unidade, será utilizada para demonstrações e testes, como parte da programação. Ela é capaz de captar energia proveniente do sol e funcionar por até 48h, sem necessidade da energia convencional.
O Senai do Distrito Federal foi inaugurado em 1974. De lá pra cá, estima-se que mais de 350 mil jovens e adultos tenham sido capacitados por um dos cursos da entidade. O Senai mantém quatro escolas no Distrito Federal, com ensino direcionado para 13 áreas industriais: uma no Gama, com foco no ensino para indústria eletromecânica; outra em Taguatinga, com cursos de capacitação para o setor vestuário, moveleiro, segurança do trabalho, construção civil, entre outros; além do Centro de Tecnologia da Informação, voltada para o ensino de TI. Há, ainda, a unidade do Guará, que atua na produção e manutenção de unidades móveis do Sesi/Senai e kits didáticos (maletas e acessórios para o ensino). O Senai Guará, no entanto, não participará do programa.
Senai Casa Aberta
O programa Casa Aberta teve início em 2007 em Joinville (SC). Estendeu-se no ano passado a 60 unidades do Senai em oito estados, que receberam cerca de 100 mil visitantes. Este ano, o programa será executado em 303 unidades fixas em todos os 26 estados e no DF, o que significa que atingirá 63% do total das 481 unidades do Senai em operação. A experiência piloto em Santa Catarina provou que, naquele ano, dois entre 10 alunos matriculados no Senai Catarinense começaram seus cursos após visitarem as unidades locais.
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.