XI Alimenta: Senai apresenta opções de formação profissional

senaialimenta2010

O Senai-DF participou, de quarta a sábado (16), da programação do XI Salão da Alimentação – Alimenta, organizado pelo Sebrae. O estande da instituição, montado na área externa do Pátio Brasil Shopping, apresentou aos empresários e à comunidade as opções de cursos de qualificação profissional e serviços técnicos e tecnológicos para o setor da alimentação. No Distrito Federal, o Senai oferece, atualmente, 25 cursos profissionalizantes voltado para o segmento, na unidade do Senai em Taguatinga, além de 11 serviços direcionados às empresas, como auditorias, consultorias e monitoramento de qualidade. O XI Alimenta contou com a participação de 2,5 mil pessoas e gerou, segundo o Sebrae-DF, R$ 7 milhões em expectativas de negócios. 

“A procura nos quatro dias foi grande. Por isso, criamos um cadastro de interessados em nossos serviços e cursos. Semana que vem já iremos visitar algumas empresas”, diz Alessandra Machado, supervisora técnica da área de alimentação do Distrito Federal. Além de conhecer os serviços e cursos oferecidos pelo Senai, os participantes do XI Alimenta conferiram palestras e oficinas. No primeiro dia, foram apresentados os requisitos necessários para as empresas obterem uma certificação para serviços de alimentação, a chamada Norma 15635, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Para quem que ter um diferencial no mercado, comprovando que há um controle de higiene e qualidade em seus produtos, é interessante obter essa certificação, em vigor desde 2008. O Senai auxilia os empresários na implementação da norma”, diz Alessandra, que ministrou a palestra.

O tema sustentabilidade em serviços de alimentação também foi abordado no evento. Durante palestra, o engenheiro Dimas Oliveira, proprietário da empresa Nucleosa, que trabalha com arquitetura especializada em cozinhas profissionais, falou sobre como manter a produção ao mesmo passo que se preserva o meio ambiente. O engenheiro explicou de que forma os serviços de alimentação podem ser mais sustentáveis, como, por exemplo, dar o destino certo dos resíduos orgânicos, promover a reciclagem, aproveitar os alimentos de forma integral e utilizar equipamentos de baixo custo, com consumo de energia. Dimas é também responsável pelo projeto que tornará, em breve, as instalações do Senai Taguatinga em um centro de referência em alimentação.

“Vamos sair de uma capacidade de atendimento de 150 alunos por dia para 420, além de ampliar a área de atuação. Hoje capacitamos apenas em panificação e confeitaria. No novo projeto teremos cursos para a área gastronômica, saladas, sobremesas, sorvetes, chocolates, baristas, entre outros”, adianta Alessandra Machado. De acordo com a supervisora, a nova área contará com 900 m². A reforma será feita nas instalações do Senai Taguatinga, onde funcionará o centro de referência no setor, e no Senai Guará.

No terceiro dia do XI Alimenta, a nutricionista do Sesi-DF, Maysa Magalhães, ministrou palestra sobre alimentos funcionais na panificação – aqueles que, comprovadamente, contém componentes benefícios para saúde e para prevenção de doenças. Na ocasião, os participantes conheceram a receita do pão com casca de banana e farinha de linhaça, elaborado pelo próprio Sesi Distrito Federal. Houve, ainda, oficina do programa Cozinha Brasil sobre o aproveitamento correto dos alimentos.

No último dia da programação, quando também foi comemorado o Dia Mundial do Pão, foi ministrada oficina de massas folheadas com o professor Reismar Rosa. O Senai-DF distribuiu, ainda, kits de pães e biscoitos produzidos pelos professores da instituição aos participantes e visitantes do Salão. Os equipamentos utilizados na cozinha do evento foram emprestados pelo Senai Taguatinga.

Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST