Publicação antecipa tendências da moda para inverno 2011
- Detalhes
- Criado: Quarta, 20 Outubro 2010 01:59
Roupas e acessórios nas cores branco, preto e tons de pele, além de estampas que exploram a brasilidade e a natureza estarão em alta a partir de 21 de junho do ano que vem quando começa o inverno no Brasil. É o que aposta o caderno Perfil Moda: inspirações + tendências, lançado ontem (19) pelo Senai para empresários do setor vestuário e estudantes de moda do Distrito Federal. A publicação, produzida em conjunto com outros 15 departamentos regionais da instituição no Brasil, apresenta as tendências do próximo inverno para roupas, calçados, bolsas e outros acessórios.
“O Brasil está na moda. Por isso, o Caderno traz sugestões para que os estilistas resgatem o Brasil em suas coleções. Além disso, apresenta também as cores nas quais eles poderão utilizar em seus produtos. Ao contrário do que se pensa, o branco é uma cor que deve ser explorada em estações mais frias e essa é só uma das questões que a publicação ajuda a desmitificar”, aponta Stefania Alves, estilista, professora de moda e uma das responsáveis pela produção do Caderno no Distrito Federal. Ela afirma ainda que roupas em tricô, desde as mais simples às mais trabalhadas, assim como bolsas tiracolo (aquelas com alças mais compridas) e bijuterias que remetem a natureza também devem ditar a moda na próxima estação.
A publicação orientará, sobretudo, os micro e pequenos empresários da capital. “O pequeno empreendedor tem mais dificuldade de acesso à informação. Para ele, inclusive, é mais difícil estar atento às tendências, sobretudo o que é comercial e o que não é. Um trabalho de consultoria pode ser muito caro. Esse material, portanto, é uma alternativa para sanar essa que considero ser uma deficiência do setor, e fazer com que vendam mais”, afirma Antônio Soares, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste).
O caderno Perfil Moda aborda, ainda, os diferentes perfis do consumidor brasileiro: contemporâneo, esportivo, irreverente, romântico e sensual. Isso facilita com que os empresários pensem, também, uma produção com foco nas vendas. “A pesquisa em moda é importante, entre outros aspectos, porque ajuda o empresário a definir quem é o seu público. O Caderno apresenta alguns perfis de consumidores e quais os seus reais gostos. São informações importantíssimas para o desenvolvimento de coleções”, conta Akihito Hira, empresário de moda masculina, que acompanhou o lançamento. O estilista utiliza os cadernos produzidos pelo Senai desde 2008, quando desenvolveu a sua primeira coleção, apresentada, naquele mesmo ano, no maior evento de moda de Brasília, o Capital Fashion Week (CFW).
Os interessados na publicação podem procurar o Senai Taguatinga. O telefone da unidade é 3353-8700.
Perfil Moda
Perfil Moda: inspiração + tendências faz parte do Programa Senai de Gestão do Designer (PSGD), que objetiva a promoção de ações de design nas unidades do Senai pelo Brasil. Desde 2001, o PSGD já lançou 12 cadernos de tendências, sendo 10 para o setor vestuário e calçados e dois para o setor mobiliário. No Distrito Federal, quatro edições do caderno foram lançadas – duas para o verão e, já considerando a atual edição, duas para o inverno. Mais de 20 mil exemplares são distribuídos por ano. Desses, 90% têm destino certo as empresas e o restante é doado para bibliotecas e escolas de moda e design. Além disso, o programa é autor do Portal Senai Designer (www.senai.br/design), que reúne, na internet, tendências, inspirações e novidades do mundo do Design.
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom