Brasil define delegação para WorldSkills

 

worldskillsmenorO Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) promoverá, de 9 a 24 de novembro em suas unidades no Distrito Federal, as últimas provas que definirão os representantes do Brasil no 41° WorldSkills, o maior torneio de educação profissional do mundo, que ocorrerá em Londres de 5 a 8 de outubro de 2011. As provas serão realizadas nas unidades do Senai em Taguatinga, Guará e Gama. Ao todo, participam 64 alunos da instituição que garantiram as medalhas de ouro e prata durante a 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento, realizada em março deste ano no Rio de Janeiro.

Desses, seis são alunos das escolas do Senai no DF, medalhistas naquela competição. Entre os brasilienses, poderão representar o Brasil em Londres os estudantes Willian Grassioti (mecânica de refrigeração), Jecivaldo Oliveira (aplicamento de revestimento em cerâmica), Daiane Rodrigues Aureliano e Rodrigo Pires Lopes (jardinagem e paisagismo), Kalébio José Soares (marcenaria) e Guilherme Caixeta (mecânica de automóveis). Os aprovados nesta etapa participarão do WorldSkills, que reunirá, na capital inglesa, os melhores estudantes de cursos de formação técnica de mais de 50 países. No último torneio, em 2009, no Canadá, o Brasil obteve o terceiro lugar na colocação geral.

Para competir no Distrito Federal, os estudantes serão divididos em três grupos. De 9 a 12 de novembro, 18 medalhistas competirão nas ocupações Polimecânica, Mecatrônica, Soldagem, entre outras, na unidade do Senai no Gama. Na semana de 14 a 19 é a vez de 24 estudantes lutarem por uma vaga em Taguatinga, nas modalidades Sistema de Transporte da Informação, Web Design, Robótica Móvel, Design Gráfico, entre outras. Para encerrar a etapa, de 21 a 26 de novembro, competem no Senai Guará 22 jovens alunos nas áreas de Aplicação de Revestimento Cerâmico, Eletricidade Predial, Marcenaria e Jardinagem e Paisagismo.

Ao longo das três semanas, os estudantes passarão por testes técnicos, nos quais precisam atingir resultados semelhantes aos dos melhores do mundo registrados nas últimas quatro edições do WorldSkills. Quem atingir a melhor nota, sendo a mínima exigida equivalente ao índice técnico, garante uma vaga no mundial. “Nessas provas, nos aproximaremos ao máximo do que será cobrado dos alunos em Londres, em termos de equipamentos, tecnologias e tarefas. Caso essa nota não seja atingida por nenhum dos primeiros colocados, aquela ocupação não terá representantes brasileiros na competição”, explica o gerente de Olimpíadas do Senai, José Luis Gonçalves Leitão. A média das ocupações é de 90%.

As provas aplicadas durante esta etapa terão mudança de 30% em relação àquelas em que hoje treinam os estudantes em seus estados. A mudança permitirá que os avaliadores levem em consideração a precisão e a qualidade dos produtos. Para aferir a qualidade do trabalho desenvolvido pelos participantes, estarão no Distrito Federal 26 avaliadores de 13 departamentos regionais do Senai em todo o País. O resultado, com os representantes do Brasil no mundial de Londres, será divulgado na segunda quinzena de dezembro.

Duas etapas - A primeira etapa da “peneira” foi realizada de 24 a 29 de outubro em Manaus. A seleção no Amazonas reuniu dois competidores da ocupação tornearia computadorizada (confecção de peças circulares) e dois de fresagem computadorizada (confecção de peças planas). Após a etapa brasiliense que segue até 26 de novembro, a próxima fase da avaliação só será aplicada em março e em agosto de 2011 no próprio dia a dia das escolas e levará em conta, além do conhecimento técnico, as habilidades pessoais, como a capacidade de concentração e o equilíbrio emocional no trabalho.

Histórico DF – A melhor participação de um aluno do Senai-DF no WorldSkills ocorreu em 1999, no Canadá, quando o estudante André Luiz Ramos de Freitas garantiu a medalha de ouro na ocupação eletricidade predial. Anos antes, em 1995, na França, o aluno Wellington Silva ficou em 4° lugar, também na mesma ocupação. Em 2007, o DF voltou a ter bons resultados. Naquele ano, os alunos Yarlei Procópio e Luiz Alberto Monti ficaram entre os 10 primeiros colocados em jardinagem e paisagismo. Em 2009, a aluna Helena Quintas Simões garantiu um diploma de excelência na ocupação Design Gráfico. A jovem foi a única mulher a representar o DF no mundial.

Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3362-3883
Foto/Arte: Cristiano Costa/Unicom

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST