DF recebe seletiva para torneio mundial de educação profissional
- Detalhes
- Criado: Segunda, 08 Novembro 2010 01:43
Dezoito jovens estudantes do Senai de sete estados brasileiros deram início hoje, no Distrito Federal, às provas que definirão os representantes do Brasil no 41° WorldSkills. Trata-se da última seletiva para o maior torneio de educação profissional do mundo, que será realizado em Londres, de 5 a 8 de outubro do ano que vem. Eles competem, na unidade do Senai no Gama, nas ocupações polimecânica, manufatura integrada, mecatrônica, desenho mecânico, construção de moldes, soldagem e eletrônica. Até o dia 26 deste mês, outros 46 estudantes da instituição também chegam ao DF para competir nas escolas do Senai em Taguatinga e Guará. O torneio mundial terá participação de 24 brasileiros, alunos do Senai.
“Esses meninos têm perfil altamente competitivo. São jovens focados e dispostos a encarar desafios. Essa disciplina é o que a indústria procura”, afirma o gerente de Olimpíada do Senai, José Luis Gonçalves Leitão. Ao todo, participam desta fase 64 alunos que garantiram as medalhas de ouro e prata durante a 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento, realizada em março deste ano no Rio de Janeiro. Eles terão de cumprir exigências e padrões do melhor índice técnico internacional estabelecido pela organização do WorldSkills. Quem atingir a melhor nota - sendo a mínima equivalente ao índice técnico, que, em média, é de 90% - garantirá o passaporte para Londres.
Para o diretor de educação profissional do Senai-DF, Romerito Carneiro, receber esta etapa da competição é um reconhecimento da excelência do ensino hoje oferecido pelas unidades da instituição na capital do País. “O resultado do DF foi tão expressivo na fase nacional da Olimpíada, que fomos escolhidos para receber mais esta etapa. É uma prova de confiança de que os meninos de outras localidades podem vir pra cá e obter o mesmo nível de treinamento do que aquele já desenvolvido em seus estados”, comenta. Na Olimpíada do Conhecimento deste ano, o DF garantiu nove medalhas – três de ouro, duas de prata e quatro de bronze, a melhor participação brasiliense na história da competição.
Foco no êxito
O participante Rodrigo Panifer, do Senai São Paulo, conhece bem a realidade de um aluno olímpico. Ele foi o primeiro colocado na 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento, na ocupação polimecânica, realizada no Rio de Janeiro em março deste ano. Com a vitória, passou a treinar em período integral, de olho em uma vaga em Londres. “É preciso ter muita dedicação, disciplina e vontade para obter bons resultados”, conta o jovem, que chega a treinar até nove horas diárias na unidade do Senai de Bauru, além de conciliar os treinamentos com cursos e outras atividades.
Mesmo com eventuais propostas de empresas de olho em seu potencial, Rodrigo garante que o seu foco, com a participação na Olimpíada, é a docência. “O Senai investiu tanto em mim, que agora é minha vez de retribuir. Quero me tornar professor da instituição e ensinar tudo o que sei aos novos jovens interessados em capacitação”, revela o aluno de 20 anos. Na ocupação em que compete, Rodrigo tem ainda mais uma responsabilidade: repetir os bons resultados alcançados pelos seus antecessores. Em 2005, o Senai Bauru foi terceiro lugar no mundial da Finlândia; em 2007, repetiu o resultado no Japão; e, em 2009, no Canadá, ficou em quarto lugar. A vaga do estudante será disputada com o candidato de Minas Gerais, Felipe da Costa Chaves.
Já o paraense Victor Roberto, de 17 anos, que compete na ocupação eletrônica industrial, pretende utilizar o conhecimento adquirido na competição para agregar valor às indústrias do País. Em cinco anos, o jovem espera tornar-se funcionário de uma grande empresa. “Sendo engenheiro, você aprende a projetar. Sendo técnico, que é o que o Senai forma com excelência, você aprende a fazer e acontecer. Essa junção de conhecimentos pode me garantir um bom emprego”, diz ele, que também iniciou o curso superior em engenharia de controle de automação, em Belém, onde mora. Na etapa do Rio de Janeiro, o jovem ficou com a segunda colocação. Ele compete agora com o candidato do Paraná, Gabriel D’Espíndola.
Na etapa do Gama, há, ainda, estudantes vindos dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará e Rio Grande do Norte.
Entenda - Os participantes desta fase classificatória foram selecionados entre 12 mil estudantes das escolas do Senai de todo o País, nas etapas estadual e nacional da 6ª Olimpíada do Conhecimento. No Rio de Janeiro, houve disputas em 41 ocupações profissionais. Nesta etapa no DF, participam os medalhistas de ouro e prata naquelas ocupações. As primeiras provas começaram em Manaus, nos dias 25 a 28 de outubro último, com quatro estudantes do Senai enfrentando as avaliações técnicas em tornearia e fresagem computadorizadas. O restante da “peneira” será realizada nas escolas do Senai em Taguatinga, de 14 a 19, e no Guará, de 21 a 26 próximos. Dos 64 competidores, apenas 24 formarão a delegação brasileira no WorldSkills.
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3362-3883
Foto: Cristiano Costa/Unicom