Senai seleciona estudantes para torneio mundial de educação profissional

guilhermecaixeta2Vinte e dois estudantes estão no Distrito Federal até 19 de novembro para participar de uma bateria de testes em nove ocupações industriais que definirão os representantes do Brasil no maior torneio mundial de educação profissional, o 41º WorldSkills. Cada candidato às vagas no campeonato, que ocorrerá em Londres, de 5 a 8 de outubro de 2011, participará, durante quatro dias, de 22 horas de provas técnicas no Senai Taguatinga. Nesta semana, participa um aluno do DF: Guilherme Caixeta Cunha, que compete na ocupação mecânica de automóveis. Na semana que vem, outros cinco jovens do DF farão as provas, de olho em uma vaga para o mundial.

A seleção desta semana será feita nas ocupações de mecânica de automóveis, sistema de transporte da informação, tecnologia da informação, web design, robótica móvel, joalheria, confeitaria, suporte de redes e design gráfico. Os estudantes serão avaliados em provas classificatórias que testam a capacidade técnica, emocional e de planejamento. Além disso, os testes desafiam os participantes a serem precisos em apresentar soluções para as tarefas propostas e na resolução dos problemas.

 “Todos esses critérios definem o aluno com melhor índice técnico em cada ocupação. Quem atingir a melhor nota, sendo a mínima equivalente ao índice técnico, avança para a próxima fase classificatória,  que ocorrerá em março e agosto de 2011”, informa o gerente de Olimpíadas do Senai, José Luis Gonçalves Leitão. O índice técnico é definido pela média das três últimas notas alcançadas em cada ocupação de que o Senai participou no WorldSkills.

Segundo a coordenadora de Olimpíadas do Senai do Distrito Federal, Eliseia Tavares, estarão à disposição dos estudantes no Senai Taguatinga, num espaço de 1,2 mil metros quadrados, computadores de última geração, sete veículos para aplicação das provas de mecânica de automóveis, equipamentos e máquinas para confecção de jóias. Em Taguatinga, os alunos também farão testes utilizando um robô, o Robotino. “Teremos provas em que um milímetro fará a diferença e pode eliminar o candidato”, afirma.

Na disputa pelo melhor desempenho, o aluno de mecânica de automóvel Guilherme Caixeta Cunha, de 20 anos, está ansioso para começar as provas. “Pretendo me dedicar ao máximo para garantir a vaga para o WorldSkills. Quero vencer”, afirma, empolgado, o estudante do Distrito Federal. Na semana que vem, outros cinco estudantes brasilienses participarão das etapas, na quarta e última seletiva para o mundial. As últimas provas serão realizadas no Senai Guará.

Assim como Guilherme, os alunos que disputam as seletivas nas nove ocupações foram selecionados entre 12 mil estudantes em competições estaduais e na Olimpíada do Conhecimento, torneio nacional realizado em março passado, no Rio de Janeiro, com 41 ocupações profissionais. Os vencedores de medalhas de ouro e prata na Olimpíada do Conhecimento são os que disputam as seletivas para o mundial, o que significa dois candidatos para uma só vaga na mesma ocupação num total de 22 horas de provas.

Esta é a terceira etapa de provas classificatórias para o WorldSkills. A primeira foi realizada em Manaus, de 25 a 29 de outubro, com duas ocupações, e a segunda, de 9 a 11 de novembro no Gama, com sete modalidades. Ainda serão aplicadas provas para definir os representantes do Brasil no mundial em outras oito ocupações, entre 21 e 26 de novembro próximo, no Senai Guará. Os alunos melhor classificados, nessa primeira fase eliminatória, enfrentarão nova bateria de testes em 2011 para confirmar o índice técnico. Caso mantenham o índice exigido, o Brasil poderá ter 26 estudantes no mundial de educação profissional, em Londres.

Foto: Cristiano Costa/Unicom

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST