Olimpíada do Conhecimento tem início com treinamentos
- Detalhes
- Criado: Quarta, 13 Abril 2011 10:41
O treinamento terá início no Dia do Trabalho, uma alusão simbólica ao suporte oferecido pela competição para o acesso desses jovens no mercado de trabalho
A edição 2011 da Olimpíada do Conhecimento – competição de educação profissional promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – teve início na semana passada com o processo seletivo para captação de novos candidatos. A largada para o treinamento da fase interescolar no DF da Olimpíada do Conhecimento 2011 acontece a partir do dia 1º de maio. O Dia do Trabalho será a data inicial para a trajetória profissional desses alunos que podem usar a Olimpíada do Conhecimento como trampolim para seu acesso ao mercado de trabalho. Ao todo foram 109 inscritos no Senai Taguatinga; 39 inscritos no Senai Gama e 40 inscritos no Senai Centro de Tecnologia da Informação, localizado no SIG.
A Olimpíada do Conhecimento é uma competição nacional realizada há 20 anos pelo Senai e tem como meta estimular jovens que se encontram em processo de formação. A fase interescolar da Olimpíada do Conhecimento é apenas o ponto de partida de um longo caminho a ser percorrido por aqueles que se destacarem em suas ocupações.
Exemplo disso é a trajetória do estudante do Senai-Taguatinga, Jecivaldo de Oliveira. Baiano de nascimento, Jecivaldo mora em Brasília há seis anos, sendo três destes como aluno do Senai Taguatinga. “Esse tempo de estudo no Senai é de grande importância para minha carreira de aplicador de revestimento cerâmico. É um curso específico e escolhi essa ocupação. O mercado carece deste tipo de qualificação”, destacou o competidor.
Os alunos que chegarem ao fim do processo, assim como Jecivaldo, terão a oportunidade de seguir adiante e alcançar o índice que os dará uma vaga no Worldskills. E este sonho está para ser realizado também pelo competidor Willian Ramon Grassioti de Souza, da ocupação de Mecânico de Refrigeração. Este ano, ambos representarão o País no WorldSkills 2011, que está marcado para outubro próximo, em Londres, na Inglaterra.
No decorrer do ano, as fases da Olimpíada acontecem assim: escolar – os alunos de diversas ocupações industriais serão selecionados pela Coordenação da Olimpíada responsável por cada Unidade de Ensino. O processo seletivo acontecerá por meio de inscrição, prova escrita e entrevista. Os melhores alunos de nossa escola passarão para a etapa interescolar I. Nesta etapa, com as mesmas características e critérios estabelecidos para as competições nacionais e internacionais, os alunos de cada ocupação industrial disputam em nível interescolar (Senai Gama, Taguatinga e Centro de Tecnologia da Informação) e os melhores são classificados para dar continuidade ao treinamento visando a Fase Nacional.
Na fase Interescolar II, os candidatos disputam em nível interescolar entre os dois alunos selecionados na fase interescolar I ficando classificado apenas um aluno de cada ocupação industrial para representar o Senai-DF na disputa nacional. Na etapa nacional, serão reunidos, por ocupação, os melhores alunos da etapa interescolar, para uma competição nacional, onde os vencedores com melhor conhecimento técnico e tecnológico, qualidades pessoais e de habilidades - poderão representar o Brasil competição internacional.
A Olimpíada do Conhecimento, difusor da educação profissional, é motivador de alunos, docentes, técnicos, dirigentes do Sistema Senai, nos 27 Departamentos Regionais, identificada com os objetivos primeiros da educação profissional. O evento tem caráter competitivo, de atualização tecnológica, de avaliação do processo de ensino aprendizagem.
Em 2009, a aluna Helena Quintas Simões garantiu um diploma de excelência na ocupação Design Gráfico. Bem sucedida, a jovem foi a única mulher a representar o DF no mundial, realizado no Canadá. Em 2007, no Japão, os alunos Yarlei Procópio e Luiz Alberto Monti ficaram entre os 10 primeiros colocados em jardinagem e paisagismo. A melhor participação de um aluno do Senai-DF no WorldSkills ocorreu em 1999, no Canadá, quando o estudante André Luiz Ramos de Freitas garantiu a medalha de ouro na ocupação eletricidade predial. Anos antes, em 1995, na França, o aluno Wellington Silva ficou em 4° lugar, também na mesma ocupação.
Carlos Magno Araújo
Assessoria de Imprensa
Unidade de Comunicação e Marketing – UNICOM
Foto: Cristiano Costa - UNICOM
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
61 3362–3883