Expert holandês elogia trabalho do Senai-DF
- Detalhes
- Criado: Terça, 12 Abril 2011 00:00
A preparação para a WorldSkills, a maior competição profissional de jovens do mundo, está a todo vapor no Senai Taguatinga com a visita do expert holandês Michel Van Erkelens, para ministrar um treinamento na ocupação de Aplicação de Revestimento Cerâmico. O aluno Jecivaldo Oliveira da Silva recebe nesta semana treinamento exclusivo por ser o representante do Senai-DF na competição internacional que acontecerá em outubro, em Londres. Além disso, o workshop está sendo oferecido a instrutores de outras unidades do Senai, espalhadas pelo Brasil. Participam do treinamento instrutores dos estados do Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Sergipe, Espírito Santo, Alagoas, Tocantins, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná, além do Distrito Federal.
A vinda de Erkelens ao Brasil foi motivada por dois objetivos. Um deles é treinar um competidor do Senai para a Worldskills, tornando-o apto para o nível do certame internacional. E sua outra meta diz respeito ao treinamento e aperfeiçoamento dos instrutores de outras unidades do País sobre novos conhecimentos e competências nas áreas da Construção Civil. O expert elogiou a técnica ensinada pelo Senai aos seus estudantes, e garantiu que Jecivaldo possa ter uma participação efetiva em Londres.
Erkelens declarou sua boa impressão sobre o nível de aprendizado praticado pelo Senai-DF e disse que nosso competidor terá todas as possibilidades de fazer uma ótima performance na WorldSkills. “A competição será muito disputada, mas com a participação do Jecivaldo, que é esperto, rápido e concentrado, o Brasil poderá ter uma boa participação na WorldSkills”, pontuou.
“A gente aprende muito aqui com o que é passado por ele. O Michel conhece bem o que será feito na competição. Com certeza estarei mais preparado. Ele está dando dicas muito boas sobre técnicas específicas da competição, sobre regras entre outras coisas. Por ser minha primeira WorldSkills, essa oficina com o Michel será de grande importância para o meu desempenho na competição”, destacou Jecivaldo Oliveira, durante avaliação feita na tarde de ontem.
“As técnicas aprendidas pelos alunos aqui em Brasília é bastante apurada”, disse o holandês. Segundo ele, desde a sua primeira vinda ao Brasil, em 2006 até este momento, “os estudantes melhoraram bastante suas competências e conhecimentos”. Michel Erkelens destacou ainda que os participantes da oficina ganharão “know how” para o mercado, e que para o contexto brasileiro, eles já se encontram aptos para o exercício pleno da ocupação.
Ele reiterou ainda que aqui no Brasil as pessoas trabalham bastante em grupo e isso é muito importante para o exercício destas ocupações na área da Construção Civil. Outras competências básicas foram analisadas pelo holandês junto aos instrutores, como pontualidade, disciplina, concentração, planejamento, dedicação, motivação e afinco. Para ele, sem essas competências nenhum profissional pode estar capacitado para atuar neste setor.
Texto: Carlos Magno Araújo
Foto: Divulgação