Mestres de obras recebem treinamento do Senai-DF

puyolCanteiro de obras no Setor Bancário Norte transformado em sala de aula. Neste mês de maio, o Senai-DF deu início à primeira turma do curso para mestre de obras na LDN Construções. O curso todo possui duração de 200 horas/aula e surgiu de uma demanda do próprio segmento da construção civil. Seu objetivo visa qualificar mestres pedreiros dentro do seu ambiente de trabalho. A iniciativa disponibilizou cerca de 70 vagas gratuitas para empresas associadas ao Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-DF). As aulas nos canteiros de obras estão acontecendo desde abril. 

As aulas estão sendo ministradas por profissionais do próprio Senai nos locais de obras reservados por algumas empresas. Entre as competências trabalhadas junto aos mestres, estão: liderança, trabalho em equipe, comunicação, competências básicas, específicas, de gestão e  tecnológicas; bem como disciplinas de normas técnicas, e informações complementares dos processos executivos (instalação elétrica, hidráulicas, construção em alvenaria, aplicação de revestimento cerâmico,armações de ferragens,  pinturas e outros).

Há 30 anos trabalhando como pedreiro, Alexandre Batista, de 43 anos, está feliz com essa oportunidade. “Estamos na terceira semana e todos os meus colegas estão satisfeitos. Já tenho experiência, mas nunca tinha feito um curso assim, ainda mais gratuito”, reconheceu. Segundo Alexandre, seu trabalho será melhorado aos poucos e neste momento está aproveitando a teoria. “Ainda estamos na parte teórica, com muita leitura. Iremos entrar na parte prática nas próximas semanas”, declarou o pedreiro, mostrando sua apostila distribuída gratuitamente pelo Senai-DF. “Depois desse curso tenho certeza que terei emprego garantido e com carteira assinada. Nunca tive essa segurança e sei também que posso ganhar melhor porque as empresas vão me olhar de uma maneira mais séria. Ter um emprego fixo e com segurança é o que todo pedreiro procura”, desabafou.

Empenho e concentração por parte dos alunos têm sido observados pelos professores do Senai-DF que ministram a capacitação. Hélio Queiroz dá aulas da disciplina de Normas Técnicas e reitera a seriedade que os alunos têm encarado a iniciativa. “Eles têm se mostrado receptivos. São 21 alunos que ficam até o final da aula, perguntam, se interessam, levam a sério”, disse. O professor do Senai de Taguatinga chamou atenção para o valor agregado a carreira dos pedreiros após a capacitação. “Essas aulas agregam valor à profissão deles na medida em que adquirem novos conhecimentos específicos e técnicos. As atividades que eles desempenham aqui oferecem uma reciclagem necessária para serem profissionais cada vez mais qualificados”, finalizou.

 

 

Carlos Magno Araújo
Assessoria de Imprensa - FIBRA
Foto: Cristiano Costa / Fibra-Unicom 

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST