Competidores buscam manter índice alcançado em novembro

fisichellaOs participantes que disputam a seletiva para o Worldskills esta semana na sede do Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) do Gama possuem uma importante meta: manter o índice para as olimpíadas internacionais, que acontece em Londres, no mês de outubro. “Espero fazer a prova e conseguir bons resultados, e seja o que Deus quiser. Sinto-me preparado e sei que será difícil pelo fato de que temos que manter o índice. Estou me preparando ao máximo para chegar bem em Londres”, declarou o competidor brasiliense Willian Ramon de Sousa, 19 anos, da modalidade mecânica de refrigeração. Ele é um dos 28 atletas que disputam a seletiva no DF.

“A mecânica de refrigeração é o processo de troca de calor, é câmara fria, ar condicionado, é o contexto da climatização em geral”, explica.  Willian é aluno do Senai-DF e já conta com um excelente leque de opções profissionais após a disputa em Londres. O jovem já possui excelentes propostas de emprego antes mesmo de disputar a Worldskills. “O Senai tem me dado todas as possibilidades de fazer uma boa olimpíada. Será uma novidade ir para Londres, e vamos fazer nosso melhor. Uma nova cultura, lugar diferente, algo que nunca vivi. Ganhar não garanto, mas farei o que for melhor para representar o Brasil lá fora”, reforça.

O outro representante do DF na seletiva é Jecivaldo Oliveira. Sua modalidade é um verdadeiro trabalho de arte, segundo ele. “A ocupação de revestimento cerâmico trabalha a parte de acabamento da construção civil, podemos dizer que é a parte mais bonita. É um trabalho bem procurado no mercado e dentro da competição é bem visada. Temos conseguido bons resultados nas etapas anteriores”, ressaltou. Contudo, Jecivaldo mantêm a cautela quando assunto é manter o índice durante a competição.

“O índice não é dos mais fáceis de manter, mas a gente trabalha sempre com muito esforço. Estamos conseguindo treinar bem para chegarmos o mais bem preparado possível na competição. Venho me esforçando para brigar por medalhas. Estou ansioso e sei que faremos um bom trabalho”, ressaltou.

O Senai Gama recebe até amanhã (27), a seletiva nacional para a maior competição de educação profissional do planeta, a WorldSkills. Junto com a seletiva, foi lançada oficialmente durante o evento a Olimpíada do Conhecimento, edição 2012, para alunos e seus pais. Cerca de 130 jovens e responsáveis estiveram presentes ao momento de sensibilização, que mostrou aos novos participantes a real dimensão do evento para o crescimento profissional de cada um.

“Este momento aqui no Gama é de suma importância já que reúne duas grandes ações. Estamos na reta final da seletiva para a Worldskills, que prepara os competidores brasileiros para o grande evento em Londres, e iniciamos os trabalhos para a Olimpíada do Conhecimento 2012, que é o início de tudo. Reunimos alunos e pais para entenderem o valor profissional da nossa competição aqui no Brasil”, explicou o diretor de Tecnologia e Formação Profissional do Senai-DF, Romerito Lima.

 

Worldskills: o caminho a ser percorrido rumo a Londres

O WorldSkills  é promovido pela Vocation Training Organization (IVTO) e acontece de dois em dois anos, desde 1950 – a primeira edição foi em Madri, na Espanha. O torneio reúne profissionais de 46 ocupações, mas o Brasil participa da disputa de 25. O mérito do evento vai além do pódio, destaca o gerente de Olimpíadas e Concursos do Senai, José Luís Leitão. Segundo ele, é uma vitrine na qual empresas e instituições de ensino profissional apresentam seus jovens talentos e tecnologias, havendo intensa troca de conhecimentos técnicos que favorece os países participantes.

As nações realizam suas próprias seletivas para a olimpíada internacional, a partir da pontuação mínima exigida internacionalmente. No Brasil, é candidato ao WorldSkills quem disputa a Olimpíada do Conhecimento, competição nacional promovida pelo Senai, com o apoio de instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).  Os primeiros e os segundos colocados de cada área de conhecimento da competição brasileira disputaram entre si, em novembro passado, também no Senai do Distrito Federal, quem tentaria representar o País em Londres. Dessa seleção saíram os 28 finalistas, que agora têm de obter a nota mínima internacional para irem a Londres. Haverá uma prova final, entre 14 e 19 de agosto, em São Paulo, como treinamento e para a eventualidade de substituição de quem não obtiver a nota no Gama.

 

Carlos Magno Araújo
Assessoria de Imprensa – FIBRA
Foto: Cristiano Costa

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST