Setor produtivo busca ampliar parcerias de trabalho

Sinduscon-DF promove encontro de negócio que termina com

saldo de mais de R$ 28 mi em negócios pré estabelecidos


patraoO Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) recebeu durante toda esta quinta-feira (26), industriais ligados a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) para o 1º Encontro de Negócios e de Sustentabilidade na Construção Civil. Durante a manhã de negociação foram feitas 216 agendamentos, ou seja, reuniões entre os empresários do setor produtivo e empresários do setor de serviços.

O evento registrou a presença de 18 construtoras e outras 42 empresas ligadas aos segmentos do comércio e indústria. Ao total foram 316 negociações que geraram montante de aproximadamente R$ 28 milhões.  Todas as empresas que participaram das negociações tem como base o Distrito Federal.

O presidente do Sindicato da Alimentação de Brasília (Siab), Joffre Nascimento, avalia que o fato de priorizar as empresas do DF faz toda a diferença, além de fortalecer a causa sindical e beneficiar as empresas veiculadas aos sindicatos da Fibra. “Fizemos muitos contatos a partir dessas negociações, agora é a hora de ampliar essa conversa e colher os frutos delas fortalecendo o contato com as empresas. Com isso as empresas e os sindicatos só tendem a ganhar com qualidade nos serviços prestados, pois tem a certificação de estarem veiculadas a algum dos sindicatos que fazem parte da Fibra”, concluiu.

O encontro de negócios surgiu a partir da demanda identificada pelo Sinduscon-DF, onde seus filiados reclamavam da falta de conhecimento de serviços prestados por empresas locais que atendessem a seus interesses. Segundo afirma a gerente técnica do Sinduscon-DF, Isabela Ferreira, responsável pelo evento, essa foi uma boa oportunidade para se gerar negócio entre empresas do DF, o que auxilia na geração de trabalho e renda, além de deixar os preços mais competitivos nos setores envolvidos.“O Sinduscon é um grande gerador de negócios e, observando isto, sentimos a necessidade de ampliar o contato entre as empresas”, afirmou.

Demandados pela empresas da construção civil, as negociações aconteceram juntamente com as empresas que ofertaram seus serviços de diversos segmentos da indústria, como a da alimentação, mobiliária, gráfica, marmoraria, vestuário, entre outros sindicatos pertencentes à Fibra.

O supervisor técnico da área da construção civil do Senai-DF, Marcelo Feijão ressalta a importância da  aproximação dos construtores locais com as empresas. “Essa aproximação é muito importante, porque não faz sentido buscar fora do DF serviços que podem ser prestados com qualidade, eficiência, acessibilidade com custos mais em conta aqui na região. Nossa grande proposta é justamente de alavancar o mercado da construção civil do DF e das empresas parceiras da cidade”, completa.

“A iniciativa do Sinduscon e das empresas parceiras é muito interessante. Era isso que faltava no mercado para que as pequenas e médias empresas pudessem ter acesso ao mercado mais promissor do momento, o da Construção Civil”, afirma o proprietário das empresas Help Entulho e Disk Entulho, Éber Rossi. 

A palavra da ordem é sustentabilidade

O que era para ser apenas um seminário sobre construção civil tornou-se esse evento de integração entre as empresas do DF. O Encontro de Negócios e de Sustentabilidade na Construção Civil levantou a bandeira da sustentabilidade e gerou uma soma de palestras no período da tarde os participantes da rodada de negócios.

O gestor de Projetos do Sebrae-DF, Daniel Barreto, ressalta que a sustentabilidade é a grande questão da construção civil. “Gerar, investir e atrair negócios sustentáveis é a palavra de ordem”, afirma Barreto, que ainda diz que A construção civil está demandando produtos e serviços com traços sustentáveis, pois é uma exigência do mercado.

 

A ideia de construção sustentável é uma das bandeiras do Senai-DF, que trata do assunto ainda em sala. “Enquanto formador de profissionais, o Senai-DF trabalha no aluno a concientização a fim de evitar os desperdício e minimizar os impactos da construção civil no meio ambiente”, comenta Marcelo Feijão.

 

O Sinduscon-DF divulgou ainda que a proposta é fazer novos encontros, sempre visando o desenvolvimento do Distrito Federal.

 

Texto: Marcus Fogaça

Foto: Cristiano Costa

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST