Senai-DF oferece capacitação profissional para o ViraVida
- Detalhes
- Criado: Sexta, 17 Junho 2011 00:00
A formação profissional será um dos pontos-chave durante as ações do projeto ViraVira. Para isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) possui participação significativa durante as etapas do programa. Os 46 alunos desta edição vão caminhar pelas seis áreas de conhecimento, oriundas de cursos de capacitação do Senai-DF: automobilística, elétrica, eletroeletrônica, alimentação, vestuário e informática. “Ao fim do programa, eles irão para o mercado de trabalho com um currículo mais amplo”, diz Cida Lima, coordenadora do projeto no DF.
A busca pela realização profissional como um meio de inserção social e estabilidade de vida levou jovens a procurar o projeto ViraVida, uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi com apoio de entidades que compõem o Sistema S - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc), e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço de Apoio ao Empreendedor e ao Pequeno Empresário (Sebrae) a fim de reintegrar jovens em situação de exploração sexual.
Por meio do Senai-DF, os jovens terão a oportunidade de escolher a capacitação oferecida, entre as diversas promovidas pela instituição. “Este ano, a Casa apresentou uma nova proposta de qualificação para os jovens. A ideia é minimizar, senão zerar, a evasão dos participantes do ViraVida nos cursos e proporcionar que os mesmos escolham as áreas que mais gostam e tenham facilidade de desenvolver suas habilidades”, esclarece Milla Ribeiro, uma das interlocutoras do projeto no Senai Taguatinga. “Os jovens que fizerem os cursos pelo Senai-DF terão a oportunidade de conhecer várias áreas de atuação técnica oferecidas na unidade de Taguatinga. Após isso, eles serão encaminhados para escolher uma das áreas de atuação e aperfeiçoá-las, dentro das demandas do mercado. A ideia é a inserção no mercado de trabalho por meio da capacitação”, completa.
Três jovens participantes do projeto no DF já têm em mente quais cursos poderão fazer no Senai, dentro das áreas de conhecimentos estabelecidas. Kênia Cristina, de 15 anos, tem sonho de ser médica, mas até lá pretende fazer o curso na área da alimentação. “Vou terminar meus estudos e quero fazer faculdade”, destacou. Lorraine Stephanie, de 19 anos, gostaria de fazer algum curso na área de moda. “Sempre tive interesse nessa área e nunca pude estudar”. Cristiane Freires quer muito entrar para o mercado de trabalho na área da elétrica, e conta com os cursos do Senai para chegar lá. “O Senai vai ser um trampolim para mim”, finalizou.
Carlos MagnoAssessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom