Obra do Senai-DF é referencial na síntese de peças do mobiliário.
Designers e empresários presentes ao lançamento receberam exemplares da obra, que compilou mais de 6 mil fotos de 68 residências de todo o País
Um trabalho orientado para dar suporte à síntese de produtos e serviços do segmento mobiliário no Distrito Federal. Com este mote, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai –DF) apresentou ontem (8), na Livraria Cultura, aos empresários e designers do DF a publicação Desejos & Rupturas – referenciais do mobiliário. Na ocasião, o diretor de tecnologia do Senai-DF, Orlando Clapp enalteceu o fato da publicação estar na sua quinta edição e por reunir criações de técnicos de 10 estados do Brasil. “São trabalhos reunidos com o intuito de alavancar o setor do mobiliário, apresentando tendências e sugerindo estilos para os empresários”, destacou
“Não trabalhamos com as quatro estações como se faz na moda de vestuário, mas também ditamos tendências no segmento mobiliário. Essa publicação é muito rica, porque foi baseada nas tendências européias, focada na Feira de Milão, uma das mais famosas do mundo”, reforçou José Maria de Jesus, presidente do Sindicato da Madeira e Mobiliário (Sindimam). Segundo ele, a obra significa um norte, uma referência para aqueles que compõem a indústria dos móveis no contexto do Distrito Federal.
Uma explanação acerca do conteúdo da obra, abordando a metodologia etnográfica da publicação foi apresentada pelo supervisor técnico do Senai-DF, Paulo Mendes. “Fazer um trabalho rico como este somente por fazer não era suficiente, sentimos então que era necessário romper com padrões estéticos vigentes, daí a ligação com o desejo. Se não há desejo, não há possibilidade de ruptura e toda ruptura nasce de um desejo”, enalteceu Mendes.
Paulo chamou atenção também para a necessidade de conhecer os desejos dos clientes por meio de um mapeamento de suas vontades com o intuito de otimizar a síntese do produto. Segundo ele, a criação das peças devem ter um enfoque estratégico com base em cinco diretrizes: qualidade, inovação tecnológica, internacionalização, formação e capacitação e design.
Os desafios para a criação do design moveleiro, bem como as macrotendências para 2012 foram os outros aspectos desenvolvidos pelo supervisor do Senai durante sua palestra. Ao fim do evento, produtos e serviços do Senai foram apresentados e exemplares da publicação distribuídos ao público presente.
OBRA: Desejos & Rupturas – Referencial de mobiliário – Senai
COMO CONSEGUIR: Senai – DF, pelo fone 3353 – 8751.
LANÇAMENTO: Livraria Cultura, último dia 8 de julho.
Texto: Carlos Magno
Foto: Cristiano Costa - Fibra/Unicom.