Senai-DF promove ação inclusiva em escola de ensino especial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) realizou, na última quinta-feira (11/8), oficinas de Pão Brioche Romeu e Julieta, no Centro de Ensino Especial 02 de Ceilândia, mais uma atividade de responsabilidade social, promovida por meio do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai). Pais, estudantes do ensino especial e toda comunidade foram envolvidos na ação, desenvolvida durante a Festa da Família.

De acordo com a interlocutora regional do Psai, Ana Luiza Duarte, a oficina contribuiu com a interação entre os estudantes com deficiência metal, familiares e amigos. “Além da interação, que é relevante para os alunos, esta ação promove também uma perspectiva profissional, já que eles estão aprendendo a produzir pães recheados”, completou.

A dona de casa Edna Eva Ramos Macedo, mãe de um dos estudantes da escola, avaliou que o aprendizado poderá viabilizar novas oportunidades. “Eu estava mesmo pensando em alguma coisa para aumentar a renda em casa. Além de aprender a fazer os pães para o meu próprio consumo, vou poder vendê-los”, relatou, ao contar que não pode trabalhar fora, já que tem cuidar dos filhos.

Foram realizadas quatro oficinas durante o dia, sendo duas destinadas aos pais e duas aos alunos. Para a viabilização as ações na escola, o Senai-DF enviou equipe composta por orientadora educacional, nutricionista, orientadora pedagógica, professor da área da panificação, além da interlocutora regional do Psai.

Na oportunidade, os alunos especiais aprenderam que precisam ter cuidados com a higiene antes de manipular alimentos. Antes da oficina, todos lavaram as mãos e puseram toucas para cobrir os cabelos. Após isso, mão na massa! Todos aprenderam o passo a passo da receita para fazer um delicioso pãozinho recheado.

A estudante Geane Batista da Silva, 35 anos, participou da aula de panificação e contou estar muito animada. “Eu já assisti aulas de artesanato, mas nunca tinha ido a uma oficina para aprender a fazer pão. Vou ficar bem atenta para aprender tudo”, disse, ao sorrir.

Márcia Serafim Pereira, diretora da instituição que, atualmente, atende 658 alunos nos turnos matutinos e vespertino, contou que esta é a segunda visita do Senai ao Centro de Ensino Especial. “Essas ações oportunizadas pelo Senai proporcionam aos pais e alunos aprendizado que eles poderão colocar em prática na vida”, explicou.

Ainda segundo ela, é importante ressaltar que essa oportunidade faz com que os alunos se sintam mais confiantes e até independentes. “Isso porque, ao atribuir e ensinar uma tarefa para eles, o sentimento é de credibilidade”, finalizou.

Psai

O Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai) trabalha temas transversais, de inclusão da diversidade social. A interlocutora regional do projeto, explica que as ações são voltadas para questões de gênero, pessoas com deficiências, entre outros. “Nossa equipe visita e promove ações de acordo com a demanda, sempre com vistas à responsabilidade social.

Ailane Silva
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST