Senai-DF aborda acessibilidade na semana da construção social
- Detalhes
- Criado: Sexta, 19 Agosto 2011 00:00
O Senai-DF aproveitou as comemorações para falar da importância da inclusão de portadores de necessidade especial no setor
O setor da construção civil celebra, neste sábado (20), o Dia Nacional da Construção Social. A data foi lembrada durante a semana que antecedeu o dia, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai-DF), que promoveu uma série de palestras, oficinas e sensibilizações para os trabalhadores. Os temas abordados nos encontros, foi alusivos à inclusão de deficientes físicos, visuais, auditivos e intelectuais, no universo das construtoras filiadas ao Sindicato das Indústrias do DF (Sinduscon-DF).
Um dos palestrantes foi do professor de informática Valter Júnior, deficiente visual. Em sua palestra ele falou da importância de incluir trabalhadores portadores de deficiências nos canteiros de obra. “Não é porque uma pessoa tem uma necessidade que ela não mereça uma oportunidade. Em certos trabalhos a deficiência não interfere na qualidade do serviço”, opina.
O professor lembrou, ainda, que o Senai-DF possui um programa de inclusão de deficientes no mercado, por meio de cursos profissionalizantes. “O Senai-DF é parceiro dos deficientes. Ele capacita e insere essas pessoas no mercado e é preciso que as empresas e os trabalhadores ditos normais olhem para eles como profissionais. Isso é ser cidadão”, conclui.
De acordo com a interlocutora do Programa Senai de ações Inclusivas (PSAI), Ana Luzia Brito é possível manter uma boa linha de convivência e diálogo com um deficiente. “As pessoas têm que acabar com esse preconceito em relação aos deficientes. Com o coração aberto e vontade, as pessoas conseguem manter um bom nível de trabalho com as pessoas que possui alguma necessidade especial”, diz.
O vice-presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, destacou a importância das atividades feitas pelo Senai-DF durante toda a semana. Segundo ele, trabalhar a inclusão pode ser o diferencial das empresas no mercado. “O Senai-DF passou uma bela lição sobre acessibilidade nos canteiros de obra, foi um ensinamento profundo e valioso”, destaca.
Durante a semana, foram oferecidos aos trabalhadores das empreiteiras e seus familiares atividades nas áreas de saúde (exames de glicose, colesterol, cálculo de IMC, orientação nutricional, vacinação, verificação de pressão, aplicação de flúor, escovação, eletrocardiograma, alimentação alternativa e consultas em diversas áreas médicas), lazer (eventos de teatro, música e atividades esportivas) e também serviços de cidadania (emissão de documentos de identidade, carteira de trabalho, CPF e cartão do PIS), muito deles oferecidos pelo Sesi-DF.
Com tantas atividades, acabou que muitos empregados saíram dos evento sensibilizados e aptos a ser um pouco mais cidadãos, como o caso da operária Karina Pinheiro. “Todas essas atividades foram bem-vindas. Me senti tocada e valorizada com todas as ações propostas pelo evento”, afirma.
A sustentabilidade foi o grande foco da semana. O objetivo central foi mobilizar os trabalhadores, familiares e empresários da construção civil sobre o uso consciente dos recursos naturais. Além do Senai-DF, o evento contou com a parceria da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) e de outras dez empresas filiadas ao Sinduscon-DF
Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Divulgação