Tarde de emoção na largada para a segunda turma do ViraVida
- Detalhes
- Criado: Quinta, 01 Setembro 2011 00:00
A segunda turma do Projeto ViraVida no DF foi apresentada ontem na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Ceilândia para amigos e familiares. Foi a largada oficial para este grupo de 43 jovens que passaram por situação de exploração sexual. A turma foi prestigiada com a visita do idealizador da iniciativa e Presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, e da Primeira Dama do DF, Ilza Queiroz. Na ocasião foi apresentado cada aluno do projeto deste ano, bem como a equipe técnica e os parceiros do projeto. Os alunos selecionados para a turma de 2011 iniciaram as aulas no dia 16 de junho, e receberão capacitação profissional ao longo do ano com carga horária de 440 horas/aula.
“O mais gratificante é olhar para eles e já notar que em um curto espaço de tempo, não são os mesmos de quando começaram. Eles já fizeram a escolha pelo caminho certo e possuem sonhos”, ressaltou a coordenadora do projeto no DF, Cida Lima.
Os jovens foram divididos em três turmas, nos cursos de Auxiliar Administrativo e Capacitação Introdutória Profissional para a Indústria. A capacitação profissional é oferecida em parceria com o Senai e o Senac. A previsão é que o encerramento aconteça em julho de 2012.
“A partir deste momento estamos dando um grande passo. Significa uma grande mudança para todos nós e nosso objetivo é crescer como pessoas. O ViraVida para mim é o caminho para a vitória”, discursou Jaqueline dos Santos, 16 anos, que no projeto faz o curso de auxiliar administrativo. Em seguida, a aluna Rúbia de Oliveira entregou um buquê de flores à Primeira Dama Ilza Queiroz. “A vida nos prega muitas peças, e precisamos ter força para superar as adversidades. Contudo, podemos ter força, mudar e acertar novamente. Acreditem em vocês e façam seu melhor”, declarou Ilza.
Cuidar desses jovens é uma das principais ações deste projeto. “Voces são meu orgulho porque escolheram fazer algo pelo bem da vida de vocês. Essa escolha vai acompanhá-los pela vida inteira. Não esqueçam que vocês são maiores do que seus problemas, e que essa jornada não será nada fácil”, enalteceu o superintendente do Sesi, Adonias dos Reis Santiago, durante pronunciamento para os jovens aprendizes.
Muito trabalho pela frente para os alunos
As capacitação profissional é oferecida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No Senai, há uma turma de Capacitação Introdutória Profissional para a Indústria. Os alunos terão a oportunidade de cursar sete módulos: Introdução à Informática, Reparação de Aparelhos Eletrônicos, Costura Industrial Básica, Instalação Hidráulica Básica, Elétrica Predial Básica, Mecânica Básica de Automóveis, Panificação Básica. Com o Senac, os jovens contarão ainda com turmas de Auxiliar Administrativo. Entre as disciplinas cursadas está a de Processo do Trabalho. Além dos módulos básicos dos cursos, eles participam, no período matutino de aceleração escolar. Há uma turma de 5ª a 8ª serie e outra de 1ª a 4ª serie. “Muitas vezes, esses meninos têm histórico de evasão e repetência, e para receber a capacitação precisam da escolaridade básica”, destaca Cida Lima.
Às segundas-feiras, os alunos praticam atividades físicas e recebem atendimento médico e odontológico no SESC. “Nós trabalhamos com eles também o projeto Conviver, onde eles recebem noções de cidadania, ética e valores morais. Esse projeto permeia todos os cursos. Como eles vêm de situações conflituosas, oferecemos uma vivência de resgate da autoestima. Estamos desenvolvendo esse trabalho com eles desde junho e já é bem claro alguns resultados positivos”, finalizou Cida.
ViraVida dá exemplo e já encaminha jovens da primeira turma no DF
Bons exemplos são provas de que o projeto gera frutos. Tâmara Paulina da Silva, de 19 anos, é aluna da primeira turma do ViraVida. “Eu era uma jovem perdida na vida. Não tinha perspectiva nenhuma de melhorar minha vida. Quando comecei neste projeto, só via um monte de gente estranha, diferente de mim. Mas resolvi que precisava dar um basta no meu passado, e o que valia era seguir minha vida e fazer meu melhor. Quero dizer a vocês que olhem para frente. Esqueçam o que passou e sejam felizes, da forma como conseguirem. Trabalhem, estudem e corram atrás. A sorte está lançada, basta ser aproveitada”, destacou a estudante de psicologia da Universidade Católica de Brasília. “Eu venci, realizei meu sonho e qualquer um de vocês pode fazer o mesmo”, finalizou.
Emoção deu o tom do momento inaugural do projeto
A acolhida do projeto trouxe a presença do idealizador do projeto, Jair Meneguelli. Muito atento aos depoimentos, Meneguelli fez questão de demonstrar todo seu carinho com os jovens; distribuiu kits com mochilas e cadernos aos participantes do projeto, tirou fotos e abraçou os jovens. “É um novo mundo que se abre para vocês, e não será uma jornada fácil, o que não pode haver desistência. Nenhum de vocês deve fraquejar, e quando acontecer, ajudem-se entre si. Esta é uma oportunidade real que vocês têm, acreditem no potencial que possuem. Vocês têm talento e capacidade de sobra para vencerem e conquistarem seus sonhos”, destacou Meneguelli, que pediu ainda empenho e esforço nos estudos. “Não parem de pensar no futuro”, finalizou.
Carlos Magno
Unidade de Comunicação e Marketing - Unicom
Federação das Indústrias do Distrito Federal – FIBRA
Serviço Social da Indústria - Sesi
Foto: Cristiano Costa/Unicom