Sistema Fibra homenageia alunos internacionais do Senai-DF
- Detalhes
- Criado: Terça, 25 Outubro 2011 01:00
Após dias nublados e frios, com temperaturas atípicas para o mês de outubro na capital federal, hoje (25/10), Brasília amanheceu com um lindo céu azul e com o sol a brilhar. Providência divina para uns, coincidência para outros, o que de fato importa é que o belo dia veio a calhar com o justo reconhecimento dado pelo Sistema Fibra aos alunos do Senai-DF Jecivaldo Oliveira (22) e Willian Grassioti (20), representantes do Brasil na edição 2011 da maior competição de educação profissional do mundo – o WorldSkills, ocorrida de 5 a 8/10, na Inglaterra.
A própria natureza corroborou para a homenagem feita aos jovens talentos. O sol a pino reluziu o amarelo ouro – representado aqui pela medalha conquistada por Willian na ocupação de Mecânica de Refrigeração. Já o encanto do dia – desde a beleza, passando pelo céu de brigadeiro, até a arquitetura da cidade que se podia contemplar - lembrou a precisão do trabalho executado por Jecivaldo em Londres, ao desenhar, com perfeitos recortes em cerâmica, os monumentos mais importantes da cidade inglesa, como o Big Ben, a roda-gigante London Eye, além do marcante Rio Tâmisa. A tarefa deu ao aluno diploma de excelência em Aplicação de Revestimento Cerâmico.
Para acompanhar a homenagem, alunos das três unidades do Senai-DF (Taguatinga, Gama e Centro de Tecnologia da Informação) lotaram o Centro Cultural Sesi, local escolhido para a condecoração. Além disso, empresários, presidentes de sindicato, diretores da Fibra e do Senai faziam parte do público presente ao evento. O presidente do Sistema Fibra, Antônio Rocha, iniciou seu discurso falando que “é um privilégio raro poder falar para uma plateia tão heterogênea”. O presidente sabia, que ao se dirigir àquele público, estava falando, diretamente, “aos ouvidos daqueles que são o futuro da nossa capital e - por que não dizer? - do nosso País”.
Em seu discurso, Rocha ressaltou, ainda, que o Senai tem tradição, tem história, tem competência e padrão internacional. “O desempenho do Brasil no WorldSkills revela não somente o nosso potencial de ensino como também lança um olhar sobre a importância da qualificação técnica. Em todos os segmentos há vagas que não são preenchidas porque não se encontra profissional capacitado para tal função”, comentou. A ideia de Rocha foi de salientar, diante dos cerca de 500 estudantes que lotaram a Sala Yara Amaral, a eficiência da qualificação técnica para não só aprender um ofício, como alcançar uma vaga do concorrido mercado de trabalho.
Logo após o discurso do presidente, o Sistema Fibra homenageou três empregados que estão diretamente ligados à conquista de Jecivaldo e Willian. Eliséia Tavares, coordenadora da Olimpíada do Conhecimento no DF, e os instrutores do Senai Taguatinga Mateus Mariano (Aplicação de Revestimento Cerâmico) e Joaquim Venâncio (Mecânica de Refrigeração). Os três homenageados receberam placa em reconhecimento ao trabalho feito em prol dos alunos, nos últimos três anos.
“É muito gratificante receber uma homenagem como esta. Nos dá mais fôlego para trabalhar e treinar futuros alunos de nível internacional”, disse Mateus Mariano, na oportunidade. Já Joaquim Venâncio reitera: “O que posso dizer é que a missão foi cumprida. O impossível para nós se tornou possível. Ainda não coloquei os meus pés no chão. Continuo nas nuvens com esse resultado, com esse ouro”.
Das mãos do presidente Antônio Rocha, foi a hora de Jecivaldo e Willian receberem suas placas de homenagem. Os alunos ganharam, ainda, iPad e um kit contendo revista e vídeos sobre a participação deles no WorldSkills, produzidos especialmente para a ocasião, além do clipping de matérias que saíram na mídia acerca da competição e fotos retiradas durante o torneio. Os kits foram entregues pelos presidentes do Sindeletro, Sandoval de Abreu, e do Sinduscon-DF, Júlio Cesar Peres.
“O que tenho a dizer a vocês é que, por meio do Senai, tive a grande oportunidade da minha vida. Especializar-se é o caminho mais curto para o sucesso”, disse Jecivaldo em seu discurso. Já Willian completou: “Sem o Sistema Fibra eu não seria nada. Sem os professores do Senai, sem dos diretores que acreditaram em mim, eu não alcançaria este resultado. Essa medalha também é de vocês”, falou.
Entenda
Jecivaldo e Willian concorreram nas ocupações de Aplicação de Revestimento Cerâmico e Mecânica de Refrigeração, respectivamente. Os jovens talentos da unidade do Senai Taguatinga compuseram a equipe brasileira na competição, com outros 26 estudantes de cursos profissionalizantes no País. Em Londres, cerca de mil alunos, de 51 países, lutaram por medalhas, executando provas que simulam o dia a dia do trabalho. Na oportunidade, o Brasil foi o segundo colocado na edição 2011 do torneio ficando atrás, apenas, da Coréia do Sul e à frente do Japão, da Suíça, de Singapura e outros países desenvolvidos.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom Fibra