Sistema Fibra homenageia alunos internacionais do Senai-DF

IMG_7511Após dias nublados e frios, com temperaturas atípicas para o mês de outubro na capital federal, hoje (25/10), Brasília amanheceu com um lindo céu azul e com o sol a brilhar. Providência divina para uns, coincidência para outros, o que de fato importa é que o belo dia veio a calhar com o justo reconhecimento dado pelo Sistema Fibra aos alunos do Senai-DF Jecivaldo Oliveira (22) e Willian Grassioti (20), representantes do Brasil na edição 2011 da maior competição de educação profissional do mundo – o WorldSkills, ocorrida de 5 a 8/10, na Inglaterra.

A própria natureza corroborou para a homenagem feita aos jovens talentos. O sol a pino reluziu o amarelo ouro – representado aqui pela medalha conquistada por Willian na ocupação de Mecânica de Refrigeração. Já o encanto do dia – desde a beleza, passando pelo céu de brigadeiro, até a arquitetura da cidade que se podia contemplar - lembrou a precisão do trabalho executado por Jecivaldo em Londres, ao desenhar, com perfeitos recortes em cerâmica, os monumentos mais importantes da cidade inglesa, como o Big Ben, a roda-gigante London Eye, além do marcante Rio Tâmisa. A tarefa deu ao aluno diploma de excelência em Aplicação de Revestimento Cerâmico.

Para acompanhar a homenagem, alunos das três unidades do Senai-DF (Taguatinga, Gama e Centro de Tecnologia da Informação) lotaram o Centro Cultural Sesi, local escolhido para a condecoração. Além disso, empresários, presidentes de sindicato, diretores da Fibra e do Senai faziam parte do público presente ao evento. O presidente do Sistema Fibra, Antônio Rocha,  iniciou seu discurso falando que “é um privilégio raro poder falar para uma plateia tão heterogênea”. O presidente sabia, que ao se dirigir àquele público, estava falando, diretamente, “aos ouvidos daqueles que são o futuro da nossa capital e - por que não dizer? - do nosso País”.

Em seu discurso, Rocha ressaltou, ainda, que o Senai tem tradição, tem história, tem competência e padrão internacional. “O desempenho do Brasil no WorldSkills revela não somente o nosso potencial de ensino como também lança um olhar sobre a importância da qualificação técnica. Em todos os segmentos há vagas que não são preenchidas porque não se encontra profissional capacitado para tal função”, comentou. A ideia de Rocha foi de salientar, diante dos cerca de 500 estudantes que lotaram a Sala Yara Amaral, a eficiência da qualificação técnica para não só aprender um ofício, como alcançar uma vaga do concorrido mercado de trabalho.

Logo após o discurso do presidente, o Sistema Fibra homenageou três empregados que estão diretamente ligados à conquista de Jecivaldo e Willian. Eliséia Tavares, coordenadora da Olimpíada do Conhecimento no DF, e os instrutores do Senai Taguatinga Mateus Mariano (Aplicação de Revestimento Cerâmico) e Joaquim Venâncio (Mecânica de Refrigeração). Os três homenageados receberam placa em reconhecimento ao trabalho feito em prol dos alunos, nos últimos três anos.

IMG_7737“É muito gratificante receber uma homenagem como esta. Nos dá mais fôlego para trabalhar e treinar futuros alunos de nível internacional”, disse Mateus Mariano, na oportunidade. Já Joaquim Venâncio reitera: “O que posso dizer é que a missão foi cumprida. O impossível para nós se tornou possível. Ainda não coloquei os meus pés no chão. Continuo nas nuvens com esse resultado, com esse ouro”.

Das mãos do presidente Antônio Rocha, foi a hora de Jecivaldo e Willian receberem suas placas de homenagem. Os alunos ganharam, ainda, iPad e um kit contendo revista e vídeos sobre a participação deles no WorldSkills, produzidos especialmente para a ocasião, além do clipping de matérias que saíram na mídia acerca da competição e fotos retiradas durante o torneio. Os kits foram entregues pelos presidentes do Sindeletro, Sandoval de Abreu, e do Sinduscon-DF, Júlio Cesar Peres.

“O que tenho a dizer a vocês é que, por meio do Senai, tive a grande oportunidade da minha vida. Especializar-se é o caminho mais curto para o sucesso”, disse Jecivaldo em seu discurso. Já Willian completou: “Sem o Sistema Fibra eu não seria nada. Sem os professores do Senai, sem dos diretores que acreditaram em mim, eu não alcançaria este resultado. Essa medalha também é de vocês”, falou.

Entenda

Jecivaldo e Willian concorreram nas ocupações de Aplicação de Revestimento Cerâmico e Mecânica de Refrigeração, respectivamente. Os jovens talentos da unidade do Senai Taguatinga compuseram a equipe brasileira na competição, com outros 26 estudantes de cursos profissionalizantes no País. Em Londres, cerca de mil alunos, de 51 países, lutaram por medalhas, executando provas que simulam o dia a dia do trabalho. Na oportunidade, o Brasil foi o segundo colocado na edição 2011 do torneio ficando atrás, apenas, da Coréia do Sul e à frente do Japão, da Suíça, de Singapura e outros países desenvolvidos.

Assista o vídeo.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST