Inclusão digital para deficientes visuais
- Detalhes
- Criado: Quinta, 20 Outubro 2011 01:00
A tecnologia está inserida no dia a dia de praticamente toda a população mundial. São computadores, notebooks, netbooks, tablets, smartfhones. Diante desse cenário, a inclusão digital se faz necessária para todos. Ligar um computador, digitar um texto, acessar a internet podem ser tarefas corriqueiras para uns. Mas, para outras pessoas, esse ainda pode ser o mundo do desconhecido.
Pensando nesse viés, a Novacap procurou o Senai-DF e solicitou a capacitação de funcionários com deficiência visual. Assim, o Centro de Tecnologia da Informação, por meio do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai) abriu uma turma específica, para atender a demanda da Companhia. Segundo o professor de informática, Milton Pires, que é deficiente visual, a deficiência não atrapalha a qualidade do trabalho. “Basta qualificá-los. Nós somos capazes, mas, para isso, precisamos de oportunidades”, afirma.
Ainda de acordo com o professor, que também trabalha na Biblioteca Braile de Taguatinga, a preparação prévia é indispensável principalmente porque a maioria dos alunos nunca tiveram acesso e nem contato com computador.” Esse contato inicial é importantíssimo, pois o deficiente visual não usa o mouse nem o monitor, por isso ele precisa conhecer muito bem o teclado, já que essa é a peça fundamental e o recurso de localização usado por nós durante o trabalho. “ explica.
Genivaldo Ribeiro, 43 anos, deficiência visual com perda total da visão, foi um dos alunos que participou da qualificação inicial. Empolgado, ele fala como foi sua experiência e quais as expectativas após a capacitação. “Foi gratificante esse processo. Eu, que nunca tive contato com a informática, agora sei que posso e tenho muita capacidade de mostrar com dignidade o meu trabalho”, declara.
A capacitação inicial contou com a presença de nove alunos. Ao fim do treinamento, os alunos receberam CD’s com orientações desenvolvidas durante o curso, apostilas e o certificado de participação. Agora, eles seguem para turma regular de Operador de Micro Computador.
Gleice Oliveira
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Fotos: Cristiano Costa/ Unicom Fibra