Senai-DF apoia estudantes na Imagine Cup

“A tecnologia pode mudar o mundo. Tudo começa com a sua criatividade”. Com essa motivação, o Senai-DF abriu nesta quinta-feira (17/11) as atividades da Imagine Cup em Brasília. Em um evento que praticamente lotou o auditório da Imprensa Nacional, estudantes de nível médio, técnico e superior do DF puderam conhecer as oportunidades da maior copa do mundo de computação, realizada mundialmente pela Microsoft. Na ocasião, os presentes ouviram os cases dos participantes brasileiros na etapa mundial realizada em Nova Iorque neste ano. Em maio de 2012, Brasília sediará a etapa nacional da Imagine Cup. A proposta é incentivar os jovens a se inscrever na competição, a fim de que o DF tenha um número recorde de participantes.

O diretor de formação profissional do Senai-DF, Romerito Lima abriu o evento. Durante seu pronunciamento, Romerito citou o senso do IBGE, divulgado no dia anterior. “Cerca de 320 mil jovens brasileiros, de até 14 anos, são considerados analfabetos no País. Estamos muito distante, portanto, da inovação que pretendemos aqui”, disse. E acrescentou: “Temos que nos preocupar em não perder o futuro. E o futuro está nas mãos de vocês. Se permitam à imaginação, à criatividade”, ressaltou.

O tema da Imagine Cup 2012 é o mesmo dos últimos três anos: “Imagine um mundo onde a tecnologia ajude a solucionar os problemas do planeta que mais nos desafiam”. A ideia é usar a tecnologia para projetos que contribuam para uma das oito metas do milênio estabelecidas pela ONU, além de estimular os talentos não descobertos e sua capacidade de inovar. As inscrições já estão abertas nas seguintes categorias: Projeto de Software e Games (Xbox e Windows Phone 7), Kinect, Windows Phone, Azure e TI.

Durante o evento, os vencedores brasileiros da Imagine Cup 2011 contaram as experiências vividas por meio da competição, que deixou a plateia boquiaberta. De fato, a tecnologia pode mudar a realidade e a vida de pessoas em todo o mundo. Um dos cases apresentados foi o de estudantes de Pernambuco, que desenvolveram um aplicativo para Windows Phone, cujo objetivo é permitir que deficientes auditivos se comuniquem por celular. O sistema funciona por meio da conversão de sons da fala em linguagem de sinais e vice-versa. O software concorreu ao prêmio na categoria Interoperabilidade. A equipe, apelidada de Bell´s Team, conseguiu o segundo lugar no evento.

“Tínhamos um colega de faculdade que é surdo. Ele precisava de interprete para estudar. Pensamos, então, em desenvolver um projeto que o ajudasse no dia a dia. O acompanhamos por dias até pensar neste projeto. Deu certo, contou João Paulo Oliveira, um dos integrantes do Bell’s Team.

Otimizar o tempo do paciente e tornar o atendimento médico mais eficaz também foi uma ideia que levou brasileiros à final da Imagine Cup 2011. A equipe Pernambucana Embedded Brain criou um projeto de um sistema modular de monitoramento em tempo real de pacientes, que implementa hardware de baixo custo integrado a uma plataforma de sistemas embarcados. Quando conectados ao sistema, os pacientes passam a ter sinais vitais monitorados de forma automática, eliminando a sensação de abandono e tornando a priorização de atendimento mais eficiente.

Durante o evento, Paulo Rafael Ferrão fez uma apresentação que demonstrou o esboço do projeto, toda sua concepção até o pódio na Imagine Cup. A proposta de Paulo foi mostrar à plateia de estudantes que é possível ter uma Idea criativa e torná-la realidade. “Tivemos várias ideias até chegar ao sistema de monitoramento. O que importa numa competição como esta é ser determinado e tentar ser sempre melhor no dia seguinte. Você tem que superar suas próprias limitações”, disse o rapaz, finalista na competição.

Como participar

Para participar da Imagine Cup basta ser estudante. As inscrições são feitas por meio do site  www.imaginecup.com, que este ano ganhou a opção de idioma “Português Brasileiro”. No ano passado, o Brasil foi o 2º país com o maior número de inscritos: 42 mil jovens e, pela terceira vez, os estudantes brasileiros comemoraram a 1ª colocação, além de terem sido reconhecidos em diversas categorias, com os melhores projetos do mundo.

No ano passado, das mais de 350.000 inscrições vindas de 100 nações, a Imagine Cup recebeu 42.000 estudantes brasileiros, fazendo o Brasil o 2º país com o maior número de inscritos, perdendo apenas para a Índia. Em 2011, a etapa final foi realizada em Nova Iorque, nos EUA. O Brasil classificou seis equipes, sendo o País com a maior representatividade nas finais mundiais.

A parceria Senai/Microsoft

A parceira entre o Senai-DF e a Microsoft nasceu em concomitância com a inauguração do Centro de Tecnologia da Informação, unidade do Senai criada para atender especificamente as demandas por qualificação de mão de obra e inovação da área de TI.

Nas dependências do Centro de Tecnologia da Informação está instalado o Microsoft Innovation Center Brasília (MIC), uma espécie de laboratório que tem por objetivo acelerar o uso de novas tecnologias e fomentar a economia local de software, por meio de competências e formação profissional, além de parcerias com a indústria brasiliense.

Neste ano, uma equipe formada pelo Senai-DF, denominada BsB IT ficou entre os 50 melhores do mundo na categoria Games, na Imagine Cup.

Os participantes da competição também têm total apoio do Senai-DF, por meio do MIC-Brasília. Quem tiver dúvida acerca da competição ou mesmo aqueles que querem apoio técnico para desenvolver o projeto podem recorrer ao Centro de Tecnologia da Informação. Mais informações: 3441-3018

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Fotos:Raphael Carmona / Divulgação

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST