Olimpíada do Conhecimento 2012, um novo ciclo vitorioso
- Detalhes
- Criado: Quarta, 15 Fevereiro 2012 01:00
Seletiva regional começa a todo vapor e os 40 alunos do Senai-DF competem este ano em 23 ocupações, nas unidades do Gama e Taguatinga.
O início de um novo ciclo se inicia para os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF). O resultado positivo conquistado pelos alunos do DF no Worldskills em Londres, no ano passado, credencia novos competidores a uma nova jornada pelo histórico de excelência da instituição na educação profissional. Esta semana, os competidores do DF deram o primeiro grande passo rumo a uma nova vitória: a seletiva regional da Olimpíada do Conhecimento, que acontece nas unidades do Senai de Taguatinga e do Gama até a próxima sexta-feira, dia 17. Ao fim das provas, os alunos terão suas performances analisadas quanto ao índice exigido pela competição.
“A olimpíada é um processo de avaliação da educação profissional. Ela engloba várias metodologias. Temos a parte de planejamento, execução e produto. É uma metodologia técnica de ensino do Senai, que trabalha a parte do pensar, do executar e a avaliação do resultado do aluno. Isso tudo é feito quando os alunos participam de cursos técnicos, de qualificação”, destacou Célia Leitão, supervisora de educação profissional do Senai-DF e avaliadora líder da ocupação de Instalação Hidráulica e a Gás.
A competição selecionará o melhor de cada ocupação para representar Brasília na fase nacional da Olimpíada, que será realizada em novembro próximo, na cidade de São Paulo. Os alunos passarão por testes que simulam seu cotidiano profissional e para serem selecionados, devem alcançar índices de aproveitamento exigidos. O certame exige padrões internacionais de qualidade nas tarefas executadas pelos competidores.
Segundo a supervisora, o grande desafio do Senai-DF até 2013 será manter ou superar a marca já conquistada anteriormente, em Londres. “A Olimpíada se configura como um grande desafio para os alunos se eles já pensarem lá na frente, no Worldskills em 2013. E isso significa que terão que se doar de forma determinante, e para conquistas como essa eles precisarão de muito esforço”, reforçou Célia, destacando o perfil dos competidores do DF. “Eles sabem da grande oportunidade profissional que possuem e aceitam o trabalho árduo requerido na preparação e a pressão de uma competição”, enalteceu.
As provas começaram a todo vapor e os 40 alunos do Senai-DF competem este ano em 23 ocupações, das 8h às 18h. São elas: Soldagem; STI; CAD; TI - Soluções de Software; Aplicação de Revestimento Cerâmico; Instalação Hidráulica e a Gás; Eletrônica Industrial; Web Design; Eletricidade Predial; Eletricidade Industrial; Construção em Alvenaria; Marcenaria; Confecção de Roupas; Tecnologia da Moda; Mecânica de Automóveis; Jardinagem e Paisagismo; Mecânica de Refrigeração; Instalação e Manutenção de Redes; Design Gráfico; Segurança do Trabalho; Panificação; Mecânica de Manutenção e Tornearia.
Jovens promessas
“Ele possui chances boas de conquistar o índice e têm demonstrado um desenvolvimento satisfatório para a etapa nacional”. O julgamento veio do instrutor José Araújo, na ocupação de Marcenaria, sobre o aluno Luiz Fernando Xavier, de Taguatinga, que já está no seu 5º exame simulado. Luiz foi examinado em usinagem e marcação de peças em sua ocupação.
“Gosto muito de marcenaria, é minha vida. Desde que vi meu pai trabalhando passei a criar gosto pelo trabalho”, destacou o jovem de 20 anos, reforçando que o Senai pode lhe abrir muitas portas. “O Senai é uma casa do conhecimento. O aluno que estuda aqui sempre sai preparado para o mercado. É uma sabedoria conquistada para a vida toda”, enalteceu.
Perfeccionismo na participação das mulheres
As mulheres possuem seu espaço e representatividade entre as ocupações da seletiva para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento. A ocupação de Jardinagem e Paisagismo classifica uma dupla para a etapa nacional, mas são três competidores no DF: duas mulheres e um homem. Celina Amaral, Janaína da Silva e Rafael Douglas disputam duas vagas. Para o instrutor Francisco Costa, os três estão muito equiparados e devem alcançar o índice técnico. “As mulheres se destacam no perfeccionismo e no lay out desta ocupação, mas todos os três são bons concorrentes e possuem boas chances”, ponderou.
Sucesso profissional: de aprendiz a instrutor
Muito concentrado durante o exame dos competidores, Jecivaldo Oliveira, foi um dos destaques do Worldskills de Londres, no ano passado e agora analisa a performance dos jovens alunos. Diplomado com excelência na maior competição profissional do mundo, Jecivaldo avalia com atenção os novos talentos da ocupação de construção civil do Senai na Olimpíada do Conhecimento.
“É bom estar do outro lado, agora na avaliação de novos alunos. É gratificante vê-los iniciando um trabalho que foi feito por mim há algum tempo. Estou mais experiente e posso repassar parte do meu conhecimento adquirido aqui no Senai. Os competidores estão em um bom nível de aprendizagem e possuem condições reais de alcançar o índice e fazer bonito pelo DF na etapa nacional, em São Paulo”, destacou o jovem instrutor. Jecivaldo analisa o trabalho dos alunos da unidade de Taguatinga Felipe Mendes e Jeferson Carvalho, em Alvenaria; e Geovani Oliveira, da Aplicação de Revestimento Cerâmico.
Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
Fotos: Cristiano Costa