Alunos do Pronatec receberão reforço de português e matemática
- Detalhes
- Criado: Terça, 17 Abril 2012 16:28
Os alunos do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), contemplados com uma das vagas de curso técnico gratuitas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), já podem contar com mais um benefício. Todos eles receberão reforço escolar de português e matemática. A ação será desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) visando o melhor desempenho dos alunos e sua rápida inserção do mercado de trabalho.
"O reforço será importante para que os alunos das 15 turmas ofertadas consigam acompanhar bem o andamento dos cursos e, a partir disso, atendam a necessidade de mão de obra qualificada da indústria do DF", ressaltou a gerente de Educação do Sesi-DF, Rosiane Alves Moura. De acordo com ela, os estudantes de outros departamentos regionais do Senai no Brasil oriundos do Pronatec também receberão o reforço, que terá 80 horas destinadas para a prática de português e 80 para matemática, totalizando 160 horas.
Parte dos alunos do DF começou as aulas dos cursos técnicos nesta segunda-feira (16) e o restante iniciará a partir da semana que vem. Para as aulas extras das duas disciplinas educadores designados para o projeto passaram por uma capacitação, na semana passada, que durou três dias. "Os docentes serão multiplicadores do Programa de Capacitação de Professores de Matemática e Português para Acompanhamento Pedagógico/ Reforço Escolar – Pronatec, disseminando as informações para os demais professores de sua unidade", explicou a analista de Negócios do Departamento Nacional do Sesi, Vilma Oliveira.
De acordo com a analista, a capacitação sediada no DF, no Brasília Palace Hotel, foi a segunda realizada no Brasil. "A primeira ocorreu de 2 a 4 de abril, em Salvador, na Bahia. Esse segundo encontro contou com a participação das Diretorias Regionais do Mato Grosso do Sul, Piauí, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão", destaca Vilma.
A consultora da qualificação, a professora doutora em psicologia e educação Margarida Rodrigues, conta que preparou uma metodologia especifica para atender a necessidade desses alunos. "O método é baseado em resolução de problemas. Ele viabiliza que os déficits nas disciplinas português e matemática sejam minizados, já que os estudantes necessitam dessas disciplinas para o bom desenvolvimento nos cursos técnicos", explica.
Ainda segundo ela, a metodologia é norteada pelos princípios aprender a aprender, aprendem a conviver, aprender a fazer e, em consequência, aprender a ser. "As habilidades desenvolvidas são trabalho em equipe, exercício da liderança, da comunicação oral e escrita e inúmeras outras", ressaltou, ao informar que produziu guias de matemática e português para docentes e alunos.
Para aplicar o método, os professores multiplicadores do conhecimento foram orientados a trabalhar com grupos de 40 alunos. Desta equipe, será designado um coordenador, um secretário e um comunicador. As funções serão redistribuídas como forma de rodízio entre todos os participantes.
Cursos técnicos - Os cursos técnicos gratuitos disponibilizados pelo Senai-DF em parceria com Pronatec têm duração de 1,2 mil horas. Foram abertas 15 turmas, com 380 vagas. Para ingressar no programa, os candidatos tinham que estar cursando o 2º ano do Ensino Médio em escola da rede pública de ensino. A seleção foi feita pela Secretaria de Estado de Educação (SEDF). Entre as opções estavam os cursos técnicos em Manutenção Automotiva , Redes de Computadores, Multimídia, Administração e Segurança do Trabalho.
Outras capacitações Pronatec e o Senai /DF - A parceria Senai e Proatec também resultou em outros benefícios aos alunos da rede pública e à comunidade. Estudantes do Ensino Médio concorreram à cursos Formação Inicial e Continuada (Cursos FIC 2011), com duração média de 200 horas. Foram abertas, em 2011, 12 turmas, com 277 matrículas. Já em 2012, foi a vez do trabalhador ou familiar, maior de 16 anos, beneficiário dos programas de governo. Os candidatos, selecionados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), começaram as aulas dos cursos de Formação Inicial e Continuada em 5 de março. Foram criadas cinco turmas, com 120 alunos.
Ailane Silva
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria
Foto: Nilson Carvalho
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br