Pernambuco está na final da Imagine Cup

Os sistemas público e particular de saúde do País estão um verdadeiro caos. As emergências dos hospitais permanecem lotadas as 24 horas do dia, o número de médicos e atendentes não são necessários, a espera é de horas a fio, os diagnósticos são superficiais e as reclamações dos pacientes intermináveis. Diante desse cenário recorrente em todo o Brasil, os estudantes da POLI-UPE e UFPE de Pernambuco desenvolveram um sistema de monitoramento em tempo real, para contribuir com a melhoria dos atendimentos emergenciais, denominado First care System. O aparelho foi escolhido ontem (3/5), em cerimônia realizada no auditório da Imprensa Nacional, em Brasília, como o melhor projeto brasileiro - na categoria software – da etapa nacional do Imagine Cup 2012, a copa do mundo da computação, iniciativa da Microsoft, que teve, na Capital Federal, a parceria do Senai-DF.

A proposta do First care System é potencializar o trabalho das equipes médicas e, ainda, otimizar o tempo passado pelo paciente na sala de espera, ao monitor os sinais vitais do paciente: aferição arterial, batimentos cardíacos, temperatura corporal, entre outros, enviando-os, em tempo real, às salas de triagem e/ou diretamente para os médicos de plantão.

Os ganhadores fazem parte da equipe Digital Mangue e são eles: Hugo Rodrigues, Paulo Feodrippe, Edmiel Leandro, Iury Luã e Francinildo Kleyson (Mentor). Eles receberam das mãos do presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, o reconhecimento do 1º lugar na Imagine Cup 2012, um cheque de R$ 4 mil e as passagens para a Austrália, onde representarão o Brasil na disputa com estudantes de mais de 100 países. Os jovens concorreram com mais de 33 mil estudantes brasileiros e, nesta etapa da competição, disputaram com estudantes de São Paulo e de Recife.

Durante discurso proferido na cerimônia de premiação, o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação (Sinfor-DF), Jeovani Salomão, disse que aqueles estudantes poderiam ser os melhores do mundo, mas que as empresas brasileiras também podem ser consideradas as melhores do mundo. “Tenho certeza que este trabalho que está sendo feito por meio desta competição é um estímulo para desenvolver o Brasil, desenvolver as nossas empresas, desenvolver o potencial que existe em nosso País e que precisa ser explorado”, ressaltou.

"O reconhecimento da Microsoft para esses jovens pode, muitas vezes, oferecer a eles diversas oportunidades no mercado de trabalho ou mesmo a chance que precisavam para dar início a um projeto de startup. Acreditamos que, dessa forma, contribuímos efetivamente para o desenvolvimento do mercado local, identificando talentos e incentivando a Inovação no País", afirma Marinês Gomes, gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil.

Parceria Senai-DF e Microsoft

A final nacional do Imagine Cup 2012 foi realizada em Brasília devido à frutuosa parceria entre o Senai-DF e a Microsoft. O Senai Taguatinga abriga um centro de desenvolvimento da Micorsoft, denominado Microsoft Innovation Center (MIC), que tem por objetivo acelerar o uso de novas tecnologias e fomentar a economia local de software, por meio de competências e formação profissional, além de parcerias com a indústria brasiliense. Neste ano, o Senai-DF apoia duas equipes do DF, participantes do Imagine Cup nas categorias Games Design, que terão seus vencedores anunciados somente no fim deste mês.

“Esta parceria vem desde 2008 e o foco é ressaltar o que as duas instituições têm de mais importante: o Senai, enquanto instituição que forma profissionais para o mercado de trabalho, e a Microsoft, que é uma das lideres de mercado em tecnologia. Juntar essas duas instituições nada mais faz com que nós possamos promover para os nossos cursos, assim como programas, fortalecer o público acadêmico e, claro, as empresas do DF, com a oferta de serviços”, explica o Gerente de Tecnologia do Senai-DF, Arioston Cerqueira.

Cerca de 80 alunos do Senai-DF, dos cursos Técnicos de Redes e Multimídia; e dos cursos de Qualificação Profissional em Montagem e Configuração de Micro Computadores, e Web Designer, participaram da cerimônia de premiação. Para a aluna Jady Pamella (20), a Imagine Cup antecipa ao estudante o que seria o trabalho em uma empresa. “Como é um projeto realizado em equipe, um participante desenvolve a parte de design, outro o software, outro o hardware, etc. Então seria como estar inserido no mercado de trabalho. Uma grande forma de empreendedorismo”, disse a aluna, que é competidora do Senai-DF, em Web Design, na Olimpíada do Conhecimento 2012.

A competição

Conhecida como a Copa do Mundo da Computação, a Imagine Cup, promovida anualmente pela Microsoft, reúne as mentes dos jovens mais brilhantes do mundo que usam a tecnologia para melhorar o Planeta. A competição, criada em 2003, está em sua 10ª edição e estimula a criatividade e o empenho de jovens na criação de soluções tecnológicas capazes de transformar o mundo, resolvendo os maiores problemas da humanidade de acordo com as 8 metas do milênio estabelecidas pela ONU. Este ano, a iniciativa contou com 245 mil inscritos de 180 países. O Brasil foi o 3º em número de inscritos, perdendo apenas para a China e a Índia, com 33 mil participantes.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Nilson Carvalho/Unicom-Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST