Senai-DF capacita pessoas com deficiência; empresas contratam

A construção civil do DF está em busca de pessoas com deficiência para trabalhar no setor. E para realizar a inclusão deste público nos canteiros de obra de forma segura, o Senai-DF, por meio de uma parceria realizada com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e demais entidades, realizará o curso de Apontador Almoxarife, com a duração de 300 horas, sendo 200h teóricas e 100h práticas, na própria empresa. Os interessados devem entrar em contato com o Sinduscon-DF e enviar currículo. Os selecionados serão contratados pelas empresas da construção civil, farão o curso de forma gratuita e terão rendimento da categoria, que está em torno de R$ 650,00.
 
O curso Apontador Almoxarife capacita o aluno para tornar-se um profissional capaz de desenvolver uma gestão eficaz, por meio de análises das atividades, controle e redução de estoques, atuando nas atividades de operação de almoxarifado e logística.
 
Estudo recente realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) em maio passado mostrou que 92% das pessoas com deficiência empregadas no setor têm desempenho e produtividade igual ou superior à média dos funcionários, de acordo com seus superiores. Também segundo os gestores, 85% das pessoas com deficiência trabalhando na construção têm um relacionamento interpessoal de bom a ótimo.
Para Ana Luzia Brito, responsável pelo Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), a pessoa com deficiência tem grande capacidade de ser produtiva e de buscar sua independência, mesmo diante de suas limitações. “Essa pesquisa do Sinducon-SP só vem comprovar as experiências que temos visto nas indústrias do DF, a partir das capacitações oferecidas pelo Senai. Eles não só são capazes, como muitas vezes, se destacam em seus ambientes de trabalho. Basta uma chance”, ressalta.
O presidente do Sinduscon-DF, Júlio César Peres , explica que o setor da construção civil não tem conseguido número suficiente de alunos para fechar turmas. “Agora, a nossa intenção é promover ampla divulgação acerca dos cursos. Afinal, esta é uma oportunidade para as pessoas com deficiência. Notamos que, talvez por desinformação, muitos deles ficam fora do mercado”, disse.
A última turma foi formada em dezembro do ano passado, com habilitação no curso de Almoxarife e Apontador de Obras. Foram capacitados 15 alunos para trabalhar nos canteiros de obra. Os interessados no curso de Apontador Almoxarife podem procurar o Sinduscon-DF pelo telefone (61) 3234-8310, ramal 205, falar com Sirlene.
Legislação
A Lei de Cotas (Lei Federal n.º 8.213/1991) estabelece que empresas que têm de 100 a 200 empregados devem destinar 2% das vagas para pessoas com deficiência. De 201 a 500 trabalhadores, a reserva é de 3%. De 501 a 1000, 4% e de 1001 em diante, 5%.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Foto: Cristiano Costa

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST