É dado ponta pé inicial ao Profissão Futuro

altEm evento realizado hoje de manhã (12/9) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, foi dado o ponta pé inicial do Programa Profissão Futuro – uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, em parceria com a FAP/DF, e executada pelo Senai-DF, que irá capacitar mais de mil pessoas, gratuitamente, em cursos de Tecnologia da Informação. Compareceram à “Aula Inaugural” os candidatos inscritos e aprovados na primeira fase do Programa, além de autoridades do Governo do Distrito Federal e representantes do setor produtivo.

A “Aula Inaugural” foi prestigiada pelo governador, Agnelo Queiroz, e por sua esposa, a primeira-dama, Ilza Queiroz. “Este programa foi formulado a partir da demanda das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do DF por mão de obra qualificada. Entendemos a necessidade de capacitar a população que precisa destas vagas”, disse o governador durante discurso. Agnelo lembrou que cerca de 700 empresas compõem o setor de TIC do DF, gerando 3,5% do PIB da Capital Federal. “Estamos falando, portanto, de uma excelente perspectiva”, completou.

Agnelo se referiu aos cursos: Administrador de Rede Linux; Administrador de Rede – Windows; Desenvolvimento em “C# (.Net)e Java”, que foram demandados pelas empresas do DF como gargalo no setor. “Nossas empresas têm carência muito grande de profissionais especializados nestas áreas. Aqueles que aqui estão e que forem classificados para fazer um curso poderão, automaticamente, conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, ressaltou Jeovani Salomão, presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor).

Além de gerar emprego e renda ao proporcionar a estudantes e profissionais melhores oportunidades de trabalho na carreira de TI, o Programa Profissão Futuro pretende adequar o mercado do DF à grande demanda por profissionais prevista com a implantação do Parque Tecnológico Capital Digital. Estima-se que o complexo abrigue 1.200 empresas e gere 25 mil empregos diretos.

O presidente da Fibra, Antônio Rocha, também presente na solenidade, lembrou que os dois melhores alunos de cada turma receberão, ao término das aulas, uma bolsa remunerada de iniciação científica para desenvolvimento de projetos, por meio do Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI). “Portanto, os melhores de casa turma poderão colocar em prática, já ao término do curso, todo aprendizado adquirido”, ressaltou.

Ainda na ocasião, os candidatos fizeram uma prova de Infraestrutura ou Desenvolvimento, de acordo com o curso escolhido no ato da inscrição. Os presentes tiveram cerca de uma hora para responder às 25 questões contidas no teste.  Os candidatos que alcançarem as notas mais satisfatórias serão aprovados e convidados a efetuar suas matrículas. A lista com os aprovados será disponibilizada no site www.profissaofuturogdf.com.br, no dia 17/9.

Estiveram presentes à solenidade o governador, Agnelo Queiroz, a primeira-dama, Ilza Queiroz, o presidente da Câmara Legislativa do DF, Patrício, o deputado distrital Cristiano Araújo, o presidente da FAP/DF, Renato Rezende, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gustavo Brum, o secretário de Estado de Administração Pública do DF, Wilmar Lacerda, o presidente do Sistema Fibra, Antônio Rocha, o diretor regional do Senai-DF, Albano Esteves, o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor), Jeovani Salomão.

alt

A capacitação

As aulas serão presenciais, ministradas nos três turnos, nas unidades do Senai de Taguatinga, Gama e no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Os cursos terão carga horária de 92h. “O estudante não arcará com nenhuma despesa, incluindo as de locomoção”, lembrou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gustavo Brum, na oportunidade. Ele estima que um curso deste porte custaria cerca de R$ 2 mil. “Nosso investimento passa de R$ 1 milhão. Este, portanto, é um programa estratégico para gerar Capital Humano e agregar valor de conhecimento àqueles que atuam no setor de TI”, disse.

Na opinião do diretor regional do Senai-DF, Albano Esteves, é muito gratificante para o Senai poder contribuir com a inclusão das pessoas no mercado de trabalho. “Então, esta parceria entre o Senai e a Secretaria de Ciência e Tecnologia vai  possibilitar às 1020 pessoas que serão capacitadas, saírem preparadas para o mercado de trabalho e com o ingresso nas empresas de TI do DF”, comentou.

O Profissão Futuro atenderá, logo de início, seis turmas de 30 alunos cada.  Ao término das aulas, serão iniciadas mais seis turmas e, da mesma forma, outras cinco até findar o ano de 2012. Mais informações no site: www.profissaofuturogdf.com.br

Suzana Leite

Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST