Senai na contagem regressiva para Olimpíada do Conhecimento

O evento será realizado de 12 a 18 de novembro, em São Paulo, reunindo 638 competidores de todo o Brasil. Esta é a maior competição de educação profissional das Américas e classificará os melhores do País para o torneiro internacional na Alemanha, em 2013

Os Jogos Olímpicos de Londres acabaram, mas o Senai-DF já está na contagem regressiva para a Olimpíada do Conhecimento 2012, que será realizada em novembro próximo, em São Paulo. Saíram de cena os mais bem cotados atletas de cada país, que prepararam seus corpos para superar limites e bater novos recordes esportivos, agora o palco é dos melhores alunos das escolas do Senai de cada estado, que condicionaram suas mentes e mãos habilidosas para conquistarem o título de melhor profissional do Brasil. Quarenta e cinco dias separam esses jovens da grande - e por que não dizer - da maior oportunidade de suas vidas.

A Olimpíada do Conhecimento -considerada a maior competição de educação profissional das Américas - reunirá 638 estudantes, de 12 a 18 de novembro, no pavilhão do Anhembi. Os jovens passarão por provas que simulam desafios do dia a dia do trabalho nas empresas. Além de disputar o pódio entre os melhores de cada ocupação profissional, os competidores poderão conquistar vagas para o torneio mundial de 2013, o WorldSkills, que será realizado em Leipzig, na Alemanha.

Nesta edição, o Senai-DF será representado por 18 alunos, que defenderão a Capital Federal em 17 modalidades diferentes. Brasília terá competidores em ocupações como: Jardinagem e Paisagismo; Confecção de Roupa; Tecnologia da Moda; Instalação Elétrica Predial; Web Design; Design Gráfico; Panificação; TI; Mecânico de Automóveis; Aplicação de Revestimento Cerâmico; Marceneiro; Mecânica de Refrigeração, entre outros.

“Este é o momento em serão avaliados não só os alunos, assim como todo o processo de educação profissional desenvolvido nas escolas do Senai-DF”, avalia o gerente de Formação Profissional do DF, Cláudio Tavares.

A afirmação de Cláudio é oportuna. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou recentemente o Mapa do Trabalho Industrial 2012. Segundo a pesquisa, o País terá que formar 7,2 milhões de trabalhadores de nível técnico e em áreas de média qualificação para atuarem em profissões industriais até 2015.

No corte do DF, a demanda será superior a 83 mil profissionais capacitados, o que representa 1,2% de todo o País. Ainda de acordo com o levantamento, Brasília precisará de Técnicos em eletrônica; em operação e monitoração de computadores; em desenvolvimento de sistemas e aplicações; em telecomunicações; em eletricidade e eletrotécnica. Além disso, haverá vagas para trabalhadores da indústria de alimentos (cozinheiros industriais); padeiros, confeiteiros e afins; mecânicos de manutenção de veículos automotores; trabalhadores de montagem de estruturas de madeira, metal e compósitos em obras civis; tintureiros, lavadeiros e afins.

Trajetória

alt

Participar da fase nacional da Olimpíada do Conhecimento não é tão simples quanto possa parecer. Os alunos passam pelo duro crivo de avaliações, simulados, etapas escolares e estaduais até conquistarem suas vagas para representar seus estados.

No caso do DF não é diferente. Há cerca de dois anos, todos os estudantes das unidades do Senai (Gama e Taguatinga) receberam convites para participar da competição. Num primeiro momento, foi realizada uma prova de corte, deixando os melhores de cada turma.

De simulado em simulado, permaneceram os destaques de cada modalidade.  Assim, durante o evento Casa Aberta, realizado em outubro de 2011, os jovens participaram da etapa estadual (DF), momento em que foram definidos os representantes de cada ocupação.

De lá pra cá, os jovens treinam ininterruptamente para as Olimpíadas. Não há feriado, nem mesmo descanso aos sábados para estes competidores. A grande maioria chega ao Senai às 8h e só troca os uniformes de treino às 21h, quando retornam para suas casas.

Para alcançar o sonho do ouro, muito deles trancaram faculdades, pediram demissão de empregos ou mesmo recusaram novas oportunidades no mercado de trabalho, pois sabem que a Olimpíada do Conhecimento é uma vitrine que deixará seus trabalhos expostos para as melhores empresas do Brasil e até mesmo do mundo.

Luiz Fernando Cardoso é o representante do Senai-DF na área de Marcenaria. Ele, que tomou gosto pela profissão ainda dentro de casa vendo o pai criando móveis a partir de peças inteiras de madeira, buscou o Senai por ser referência em qualificação profissional. “Me inscrevi na Olimpíada porque sabia que, participando da competição, eu teria a melhor qualificação na área de Marcenaria. A Olimpíada é, se assim eu posso dizer, um curso intensivo de todas as áreas de atuação do Senai. Aqui no Senai, se preza pela qualidade e pelo bom trabalho. E eu me inscrevi porque quero me destacar naquilo que faço e oferecer um excelente trabalho no mercado”, relatou.

O DF projetado no mundo

Da Olimpíada do Conhecimento de 2010, realizada no Rio de Janeiro, os brasilienses retornaram com nove medalhes. Três delas de ouro, duas de prata, quatro de bronze e nada mais nada mesmo do que dez diplomas de excelência. Destes, dois alunos mantiveram índice em simulados para manter a vaga conquistada para o WorldSkills, realizado em outubro passado em Londres.

Na oportunidade, William Grassioti e Jecivaldo Oliveira comprovaram a excelência do ensino adquirido nas salas de aula do Senai-DF. William, que representou o Brasil na modalidade Mecânica de Refrigeração, subiu ao lugar mais alto do pódio, com a conquista da medalha de ouro, projetando-se como melhor profissional do mundo nesta ocupação. Jecivaldo, por sua vez, mostrou sua habilidade com as mãos, na Aplicação de Revestimento Cerâmico, trazendo na bagagem o diploma de excelência em sua profissão.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Fotos: Nilson Carvalho

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST