Senai Taguatinga dá boas-vindas à Primavera com desfile de moda
- Detalhes
- Criado: Segunda, 08 Outubro 2012 00:00
Não é apenas no colorido dos Ipês espalhados por Brasília que a chegada da Primavera é percebida. Na última sexta-feira (5/10), o ginásio do Senai Taguatinga foi transformado em uma passarela, cujo desfile saudou a estação mais elegante do ano, que enche a natureza das mais diversas cores, com desabrochar das flores. Na oportunidade, os alunos do curso de Qualificação de Costura e Modelagem (160h) vestiram as roupas desenhadas, recortadas e costuradas por suas próprias mãos, e transformaram-se em modelos, num dia que marcou as suas vidas.
Não bastava vestir as roupas novas. Como modelos, os 38 estudantes estavam com o look completo, desde o cabelo e a maquiagem que emolduravam seus rostos, até a combinação dos acessórios e sapatos, que ornamentavam as roupas. Também pudera. O desfile contou com DJ, cerimonialista e uma plateia enorme, que comtemplava amigos, familiares e alunos do Senai-DF.
Segundo a professora do curso de Costura e Modelagem e consultora técnica do Senai-DF Terezinha Pinheiro, o objetivo do desfile foi mostrar o trabalho feito pelas alunas. “Muitas entraram no curso sem, ao menos, saber colocar a linha numa agulha. Com o desfile, todos podem ver que elas se transformaram em profissionais”, disse, completamente orgulhosa do resultado obtido nos dois meses de aula. Terezinha explica que, agora, as alunas sabem modelar e costurar blusas, vestidos, calças, saias, camisas, blazers, etc.
Gute Alves da Silva é daqueles alunos que descobriram no Senai sua vocação profissional e, por isso, fazem todos os cursos que podem para aprofundar na área. “Este, se eu não me engano, é o quinto curso que eu faço no Senai. Sou de São Paulo e, como o trabalho do meu marido nos faz ir e vir, aproveitei para fazer mais um curso na área”, contou Gute, que é costureira profissional. O trabalho de Gute, adivinhem: ela é, nada mais, nada menos, que uma das costureiras que, com a arte de suas mãos, fazem as fantasias do carnaval de São Paulo. “Eu, em específico confecciono as fantasias de mestre-sala e porta-bandeira da torcida Jovem de SP e da Arco-íris Acadêmicos do Samba, de Jundiaí.”
Sobre o curso, Gute foi enfática: “Aqui temos o melhor material, que nos proporciona a prática, e os melhores professores, que nos transmitem a teoria. Posso afirmar sem sombra de dúvida que, daqui, esses alunos podem trabalhar em qualquer confecção, em qualquer indústria”, analisou. Sobre o desfile, ela, agora modelo, completou: “Sinto-me uma diva!”.
E parece que o curso de Costura e Modelagem atrai um público bem diverso. Na ocasião, também participou do desfile o aluno Ivson Albuquerque.
O jovem de apenas 23 anos já é formado em Design de Moda. Segundo ele, na faculdade foi possível obter a teoria. No Senai, ele busca a técnica. “Encontrei, nas salas de aula do Senai, excelente técnicas de modelagem, o que será definitivo para que eu possa criar minhas próprias peças”, explicou. Ivson contou que já tem um ateliê e que a sua marca terá o nome Samabourque. “Com o desfile de hoje, vislumbro o meu futuro: as passarelas do Brasil e do mundo com as minhas criações”, disse o ousado rapaz.
O Senai-DF tem um leque extenso de cursos na área de vestuário. Visite o site da casa e confira as opções de capacitação:www.sistemafibra.org.br/senai
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Fotos: Nilson Carvalho