Competidores conhecem o ambiente de provas
- Detalhes
- Criado: Terça, 13 Novembro 2012 01:00
Agora é pra valer. Os 18 alunos do Senai-DF que disputam a Olimpíada do Conhecimento 2012 começaram, hoje (13/11), a ter os primeiros contatos com as máquinas, ferramentas e materiais que compõe o local da prova. A ambientação começou às 8h e segue até as 18h. Este é um momento crucial que antecipa a competição, uma vez que os competidores podem testar equipamentos, pedir materiais extras e/ou acusar algum erro de infraestrutura. Isso porque, a partir de amanhã, não há mais espaço para ponderação, será hora de botar a mão na massa e comprovar a excelência do aprendizado profissional adquirido nas salas de aula do Senai. As provas serão realizadas de 14 a 17/11, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.
A ambientação tranquilizou o aluno Evandro José de Morais, competidor de Soldagem. Ele conta que estava bem ansioso antes de reconhecer o local das provas. “Depois que tive contato com as ferramentas e que conheci o ambiente de competição, fiquei mil falta ais tranquilo”, disse. Evandro relata que sentiu falta de um porta-eletrodo, mas que já solicitou a ferramenta. “É um equipamento simples e que será providenciada. Até agora, pelo que vi, está tudo certo”, explicou.
Já Júlio Cézar Ramos, que representará o DF na ocupação de TI - Soluções de Software, disse que a máquina que será utilizada por ele nos quatro dias de prova não é exatamente o que ele estava esperando. “Mesmo assim, dá pra adaptar e fazer um bom trabalho. Não encontrei nenhuma inconsistência. Já posso começar a criar atalhos e começar a deixar a máquina preparada para a competição”. Perguntado sobre como foi entrar na arena de provas, o rapaz declarou abertamente: “O coração disparou”, concluiu.
Não só o DF, mas os mais de 600 competidores realizam hoje a ambientação, nas 54 ocupações profissionais distintas do torneio. Até agora, os alunos não haviam pisado no pavilhão de exposições do Anhembi, que tem área de 76 mil m². Para montar o evento, a organização da Olimpíada contabilizou 450 toneladas de equipamentos.
Natália Santiago aproveitou o dia para reconhecer a máquina de costura que usará para concluir as tarefas da ocupação de Tecnologia da Moda. “Conheço bem os aparelhos. Está tudo tranquilo. Estou treinando com algumas peças novas que trouxe de Brasília, estou amolando algumas ferramentas e me adaptando mesmo. Só a iluminação que ainda não está boa, mas já disseram que vão resolver”, finalizou a jovem.
Falando com quem entende
Também neste dia de ambientação, pode ser encontrado no local de provas o assessor do Conselho Nacional do Sesi, Romerito Lima, que escreveu uma linda história no Senai-DF, com 37 anos de dedicação na entidade. Ele, que foi torneiro mecânico pelo Senai-DF, aproveitou para mandar um recado para os competidores. “Eu diria para eles que esta é uma oportunidade ímpar em suas vidas. É um marco entre o ontem, o hoje e o amanhã. Esses meninos e meninas, independente na classificação neste certame, já são vencedores, porque serão grandes profissionais nas áreas que escolheram”, falou.
Para aqueles estudantes que passarão pelo Anhembi e que ainda não se decidiram profissionalmente, Romerito reitera. “A solução do Brasil passa pelo curso técnico e pela profissionalização básica. Mesmo que o jovem almeje em fazer uma faculdade, não impede que ele faça e viva a vida como um técnico. Eu antes de ser pedagogo e de fazer outras graduações, sou torneiro mecânico”, concluiu.
Início das provas
A presidente Dilma Rousseff abrirá, amanhã, as provas da 7ª Olimpíada do Conhecimento. A visita será às 11 horas e a entrada no pavilhão ficará aberta das 7h30 às 10h30. Depois disso, só depois da saída da presidente. Durante a visita, ela assina um protocolo oficial ratificando São Paulo como cidade sede da competição WorldSkills International. Em 2015, o Brasil receberá estudantes de nível técnico de mais de 50 países de todos os continentes para provas semelhantes às que acontecem agora.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Fotos: Nilson Carvalho